Comissões de Pescadores e População da Costa Portuguesa reuniram-se em Aljezur com o secretário de Estado das Pescas para esclarecimentos das regras europeias e o defeso do sargo

As Comissões de Pescadores e População da Costa Portuguesa reuniram-se na quinta-feira, dia 27 de Novembro de 2025, com o secretário de Estado das Pescas, Salvador Malheiro, na sede da Junta de Freguesia de Rogil, em Aljezur. O encontro contou ainda com a presença do presidente da Câmara Municipal de Aljezur, Manuel Marreiros, do presidente da Junta de Freguesia de Rogil, Paulo Águas, do deputado da Assembleia da República João Graça (CHEGA) e de dezenas de cidadãos.
“Depois do sobressalto criado com o anúncio do procedimento de manifesto das capturas da pesca lúdica que irá dar entrada no próximo mês de Janeiro de 2026, bem como o período de defeso da espécie Sargo no Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina , Zonas proibidas da pesca lúdica neste parque natural, mais uma vez explanámos o nosso descontentamento que dura há mais de uma década (15 anos)!”
De acordo com David Rosa, representante das Comissões de Pescadores, foi transmitida aos a seguinte informação:
"1. As novas regras resultam de um regulamento europeu que já está em vigor desde 2023, e que esteve em preparação e discussão de 2019 a 2023.
2. Não resultam de nenhuma iniciativa legislativa deste governo.
3.os regulamentos europeus têm aplicação imediata nos Estados membros.
4. Os pescadores lúdicos terão que reportar as suas capturas de pesca mediante a disponibilização de uma aplicação que neste momento ainda está em fase de testes. Só será usada quando os problemas técnicos estiverem resolvidos e depois de todos estarem familiarizados com a mesma. Em princípio deve acontecer no início de 2026.
5. O mais importante - Tudo isto só se aplica no caso de captura das seguintes espécies: Espadins, Atum Rabilho e Robalo.
No caso de captura de outras espécies não há necessidade de reportar nada.
Também ficou o compromisso de tentar reduzir o nível de restrição para a pesca lúdica no âmbito do Parque Natural Sudoeste Alentejano e da Costa Vicentina e redução do período de defeso do Sargo.
Ficou a promessa e abertura para trabalhar nestas propostas.
A luta continua!





