(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching

Ciência Viva de Lagos seleccionado para Consórcio Europeu Maker e Educação

Ciência Viva de Lagos seleccionado para Consórcio Europeu Maker e Educação

O Centro Ciência Viva de Lagos (CCVL) foi seleccionado como único parceiro Maker português, do Projeto e Consórcio Make it Open, do Programa Europeu Horizonte 2020, financiado pela Comissão Europeia.

Nos próximos 3 anos, o CCVL será associado de instituições científicas de renome de países como Israel (Bloomfield Science Museum Jerusalem), Estados Unidos da América (Universidade de Columbia), Holanda, Polónia (Copernicus Science Centre), Reino Unido, Bélgica, por intermédio da Associação Europeia de Museus e Centros de Ciência - Ecsite e outros parceiros europeus.

O Projeto Make It Open visa aplicar as metodologias do Movimento MAKER em contextos de sala de aula. Esta abordagem aposta na formação de crianças e jovens através do conceito “pôr as mãos na massa” e aborda temas científicos, tecnológicos e das áreas das Ciência Naturais, da Biologia à Engenharia, passando pela Matemática e a Física. Através do apoio a escolas, professores, educadores e alunos, o Make It Open, criará sinergias entre Ciência, criatividade, empreendedorismo e inovação.

“O Centro Ciência Viva de Lagos foi seleccionado como um dos 6 parceiros europeus, entre as várias candidaturas de Museus e Centros de Ciência europeus, para implementar as técnicas Maker nas escolas, pois apresenta uma grande experiência da sua equipa nas metodologias Maker e na forma como elas se relacionam com a educação formal e informal”, disse Luís Azevedo Rodrigues, Director do CCVL, “mas igualmente porque tem equipamentos e espaços dedicados aos “engenhocas” Maker e, sobretudo, porque tem uma forte ligação e implementação na comunidade educativa da região, seja por intermédio do desenvolvimento das Actividades de Enriquecimento Curricular que desenvolve, seja pela implementação das atvidiades Maker na Escola Ciência Viva, projeto onde turmas do 1º Ciclo passam uma semana inteira a desenvolver atividades no CCVL.”, acrescentou Luís Azevedo Rodrigues.

“Em Março passado, a comunidade Maker foi chamada para produzir máscaras para os hospitais e os profissionais de saúde e, nessa altura, o CCVL teve um papel relevante no Algarve, tendo posto a sua equipa e profissionais ao serviço da comunidade. Felizmente, e apesar de nos esperarem algumas dificuldades e tempos menos bons como sociedade, o CCVL foi seleccionado para colocar a sua experiência ao serviço da educação”, esclareceu Luís Azevedo Rodrigues.

O CCVL, enquanto mentor de programas de Educação Científica, levará às Escolas de Lagos e dos municípios vizinhos de Portimão, Monchique, Vila do Bispo e Aljezur, programas do Movimento MAKER. A partir de uma abordagem não formal, serão elaborados programas escolares e pós-escolares, que envolvem a Câmara Municipal de Lagos no sentido de garantir a manutenção e sustentabilidade dos mesmos.

O CCVL envolverá Universidades e Organizações da Sociedade Civil parceiras para convidar todos a colaborar. Enquanto membro da Rede Nacional de 21 Centros de Ciência Viva, o CCVL compartilhará os resultados locais e do Projeto no global para incentivar a promoção da iniciativa em várias escolas. Como um espaço de excelência para as famílias, o CCVL oferecerá programas especiais para os pais, a fim de dar a conhecer a educação Maker e a possível inclusão deste movimento nas suas rotinas diárias.

Ciência Viva de Lagos seleccionado para Consórcio Europeu Maker e Educação - 1Ciência Viva de Lagos seleccionado para Consórcio Europeu Maker e Educação - 1
  • PARTILHAR   

Outros Artigos