Conforme noticiado anteriormente (aqui), desde do dia 2 de Dezembro de 2020 – há precisamente 100 dias – que está por solucionar uma avaria no sistema informático no Centro de Saúde de Vila do Bispo. Para o Presidente da Junta de Freguesia de Sagres, Luís Miguel Paixão, é «inaceitável e incompreensível que, em pleno século XXI, um problema informático que põe em causa o acesso à Saúde da população do concelho de Vila do Bispo, passados 100 dias ainda não tenha sido resolvido».
Esta não é a primeira vez que esta avaria acontece – em Novembro de 2019 aconteceu uma falha semelhante. E segundo afirma a Junta de Freguesia de Sagres, enquanto o Centro de Saúde não dispuser de um estabilizador de corrente a funcionar, muitas mais irão surgir.
Sem sistema informático, apenas são feitas as Consultas do Sia, renovações de baixa e de receituário e não é possível, entre outros:
Ter acesso á agenda do utente e, por isso, não é possível marcar consultas nem ver quem tem consulta marcada;
Ter acesso à ficha clínica do utente;
Ter acesso ao histórico vacinal do utente;
Emitir análises ou exames;
Referenciar utentes para especialidades hospitalares ou não hospitalares;
Emitir atestados de carta de condução;
Emitir declarações que exijam informação clínica actualizada.
No dia 25 de Janeiro de 2021, 56 dias depois, foi encontrada uma solução provisória com a criação de acesso informático via Centro de Saúde de Aljezur. Nas palavras de Luís Paixão, esta solução «trouxe mais-valias a respeito da vacinação das crianças e à emissão de credenciais de exames». Todavia, apesar de que a solução encontrada permita passar atestados, declarações ou relatórios, o médico continua a não ter informação clínica para os fundamentar.
«Com o sistema informático de Vila do Bispo avariado, coloca-se a seguinte questão: é possível selecionar de forma transparente, correcta e justa as pessoas com mais de 50 anos com as patologias associadas para a fase 1 da vacinação do COVID-19?», rematou o Presidente da Junta de Freguesia de Sagres.