Na reunião de Câmara do passado dia 10 de Novembro, foi apresentada e aprovada por unanimidade uma proposta para se iniciar o processo para criação de ensino secundário em Aljezur, junto das entidades competentes, designadamente, a Direcção Geral dos Estabelecimentos Escolares do Algarve.
Ao longo dos últimos anos lectivos, tem-se vindo a assistir a um aumento consistente do número de alunos no Agrupamento de Escolas de Aljezur, numa tendência crescente, mas sustentada, que não coloca incapacidade de resposta, por enquanto. Não deixa, contudo, de ser uma situação que merece atenção, dada a evolução crescente do número de alunos desde a educação pré-escolar até ao 9.º ano do ensino básico.
Neste sentido, é fundamental a revisão e actualização da Carta Educativa, para projectar alterações ao que hoje existe em termos de equipamentos e aumento da
sua capacidade, numa perspectiva de futuro. Por outro lado, com a alteração da escolaridade obrigatória para doze anos, o número de alunos do concelho de
Aljezur a frequentar o ensino secundário nos dois Agrupamentos de Escolas de Lagos também aumentou.
Feita a análise dos alunos transportados e inscritos nos dois Agrupamentos de Escolas de Lagos, entre os anos lectivos 2016/2017 e 2019/2020, registou-se uma média anual de cerca de 116 alunos. Foram analisados, ainda, quais os cursos mais frequentados pelos alunos de Aljezur, tendo-se concluído que 63% frequentam os cursos cientifico-humanísticos, distribuindo-se os restantes pelos 28 cursos técnico-profissionais.
Dentro dos cursos técnico-profissionais os cursos com mais procura, no total dos quatro anos analisados, são: Técnico de Gestão (21), Técnico de Apoio à Infância, Técnico de Turismo, Técnico de Gestão e Programação Informática (16), Técnico de Restaurante e Bar (15), Técnico Auxiliar de Saúde (14) e Técnico de Desporto (12). Os restantes 21 cursos apresentam frequências abaixo de 7 alunos.
Actualmente, mais de cem jovens do concelho fazem aproximadamente 70 quilómetros todos os dias, saindo de casa pela manhã e regressando ao final da tarde/noite, esforço que é sobretudo pior para os que residem fora dos núcleos mais urbanos do concelho (situação que a Câmara apoia através de transporte da autarquia, que acresce ao transporte escolar no interior do concelho, hoje como sabemos, mais agravada com o momento de pandemia que vivemos).
O objectivo é claro: trazer para Aljezur mais e melhores condições para os seus jovens, na medida em que tem havido, neste sentido e ao longo dos anos, um esforço de todos – alunos, famílias e autarquia. No entanto, perante uma nova realidade, e acreditando que estes números se manterão estáveis ou que poderão até mesmo aumentar, o executivo municipal de Aljezur entende existirem condições para se dar início ao processo de preparação e
negociação do Ensino Secundário, com vista a que este seja uma realidade no concelho de Aljezur.