(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching

Câmara de Aljezur lança campanha sobre o caravanismo e campismo selvagem consciente

Câmara de Aljezur lança campanha sobre o caravanismo e campismo selvagem consciente

O Município de Aljezur promoveu a colocação de 8 mini outdoors que replicam a campanha lançada pela Região Turismo do Algarve sobre a rede de acolhimento ao autocaravanismo da região.

A mensagem pretende passar de forma positiva, um apelo à utilização dos espaços licenciados para o efeito que no caso do Município de Aljezur, existem em número de 2, sendo eles o Parque de Campismo do Serrão em Aljezur e a recente Área de Serviço para Autocaravanas (ASA) “Francelho on Wheels” em Tramelo, Alfambras.

Estes outdoors foram estrategicamente colocados em locais de passagem para as praias e normalmente procurados para esta prática.

Foi ainda lançado nas redes sociais deste Município, um pequeno vídeo que pretende demonstrar o impacto da prática indevida do campismo selvagem e autocaravanismo. Imagens que pretendem chocar o resultado destas práticas por pessoas mais “distraídas” e “menos cuidadosas” num bem comum, num Parque Natural que deveria ser merecedor de um tratamento diferente. Bem sabemos que nem todo o autocaravanista e campista se retrata nesta fórmula e é por isso que apelamos ao combate desta marca negativa e práticas ilegais neste território.

Num momento em que foram conseguidos avanços importantes nesta matéria e na sua regulação, tais como o artigo 50.º do Código da Estrada e as tão ansiadas normas orientadoras para instalação das ASAS no território do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina.

Importa cada vez mais sensibilizar e também demonstrar que existem alternativas para os amantes destas modalidades, que promovem e potenciam o respeito pelo meio natural.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos