A Câmara Municipal de Lagos decidiu associar-se ao projecto musical "Almatriz", apoiando financeiramente a produção do novo trabalho da banda, álbum que tem lançamento previsto para este primeiro semestre de 2021.
Almatriz é o projecto criado pelos músicos lacobrigenses João Silva e Ricardo Batista, que recebe influências da música popular contemporânea portuguesa, das sonoridades da lusofonia, da música erudita e do Fado, mas que visa apresentar uma nova perspectiva e conceito sonoro, sendo integralmente interpretado na língua portuguesa.
Segundo explicam os criadores, «Almatriz nasceu da mistura de "alma" (princípio vital da nossa vida) e "matriz" (lugar onde algo é gerado e/ou criado), características que, juntamente com a saudade e a melancolia, marcam a sonoridade portuguesa».
O estímulo à criação e à produção é uma das vertentes do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo Cultural, instrumento que tem como beneficiárias as associações culturais do concelho. Sendo a criação e produção artística, designadamente musical, um produto do trabalho realizado igualmente por bandas e projectos independentes, a Câmara Municipal entendeu aplicar o mesmo critério para atribuir este apoio financeiro pontual, no sentido de contribuir para a afirmação deste projecto e incentivar o surgimento de outros.
Este é um apoio que passa, igualmente, por dar palco à apresentação de novos talentos, artistas e bandas lacobrigenses, tal como aconteceu em 2020 através da iniciativa online "Lagos em casa com… Música" e dos espectáculos realizados no Centro Cultural de Lagos durante o período em que a situação sanitária o permitiu.
Saiba mais sobre o grupo Almatriz aqui.