(Z1) Magalhães 500 anos

24 de Outubro – Dia Municipal para a Igualdade junta autarcas de Aljezur e Odemira

24 de Outubro – Dia Municipal para a Igualdade junta autarcas de Aljezur e Odemira

Ninguém pode ser privilegiado, beneficiado, prejudicado, privado de qualquer direito ou isento de qualquer dever em razão da ascendência, sexo, raça, língua, território de origem, religião, convicções políticas ou ideológicas, instrução, situação económica, condição social ou orientação sexual;”

Princípio da Igualdade inscrito no artigo 13.º da Constituição da República Portuguesa.

Apesar das mudanças positivas que se têm vindo a verificar nos últimos anos, a igualdade de género ainda não foi plenamente conseguida, exigindo uma séria reflexão e acções concretas, visando o combate efectivo dessa e de outras desigualdades.

O Município de Aljezur considera a Igualdade de Género um desígnio não só do Poder Local como de uma cidadania plena, que a todos e todas convoca e inclui. Nesse sentido tem desenvolvido e apoiado acções que concretizem a sua missão de dinamizar, coordenar, acompanhar e avaliar as políticas que localmente se relacionam com o combate à desigualdade de género.

Tendo por base o Plano Intermunicipal para a Igualdade de Género, desenvolvido em conjunto com o Município de Odemira, temos vindo a materializar no território um conjunto de medidas e acções que este ano, por força das limitações impostas pela COVID-19, ficou parcialmente suspenso.

Na impossibilidade de concretizar todas as actividades constantes no plano de acção, optamos por vos apresentar um pequeno filme ilustrando uma das principais acções que em 2018 e 2019, juntou jovens de Aljezur e Odemira com o propósito de chamar todas e todos à reflexão e criar consciência para este tipo de desigualdade, que também (ainda) se mantém nos nossos dias. Não tenhamos dúvidas: ninguém é livre numa sociedade onde as desigualdades, sob qualquer forma, são toleradas!


“Ganhamos a igualdade, quando ganharmos as pessoas para essa realidade!” - Catarina Marcelino (Deputada e ex-Secretária de Estado da Cidadania e Igualdade)

  • PARTILHAR   

Outros Artigos