O Banco Solidário Animal (BSA) chega amanhã às lojas para uma recolha nacional de alimentação e outros bens de primeira necessidade para animais em risco. A Animalife, entidade promotora e organizadora da iniciativa, apela à participação de todos os portugueses na campanha, numa altura particularmente crítica, marcada pela subida dos números do abandono em Portugal.
“119 animais abandonados por dia. Foi esta a média registada em 2021, ano em que foram abandonados mais de 43 mil cães e gatos, uma subida de quase 30% quando comparado com 2020”, refere Rodrigo Livreiro, presidente da direcção da Animalife, citando números oficiais.
“A evolução da situação económica faz antever um cenário ainda mais complicado para os próximos meses, pelo que a participação de todos nesta campanha será indispensável para assegurar o bem-estar de milhares de animais em risco acolhidos por associações de protecção animal de norte a sul do país”, adianta Rodrigo Livreiro.
Sob o mote “Seja da espécie que ajuda”, o BSA decorre este fim de semana nas lojas Auchan, My Auchan e Mercadona. Nos dias 8 e 9, será possível contribuir nas lojas Continente Modelo e Mercadona e, uma semana mais tarde, nos Continente e Continente Bom Dia. A campanha termina no fim-de-semana de 22 e 23 de Outubro, em alguns hipermercados e supermercados Pingo Doce.
Ração seca e húmida para cão e gato, areia, produtos de higiene e limpeza, trelas, coleiras ou comedouros contam-se entre os produtos mais necessários.
Os bens serão distribuídos por mais de 600 associações e grupos informais de apoio animal de todo o país. A apoiar na recolha vão estar centenas de voluntários.
Como já vem sendo hábito, os vales solidários são outra forma de ajudar. Estão disponíveis nas lojas e também online.
O presidente da direcção da Animalife destaca a importância do apoio dos parceiros envolvidos na iniciativa. “As parcerias que estabelecemos - primeiro com o grupo Sonae, depois com a Auchan, mais recentemente com o Pingo Doce e agora, pela primeira vez, com a Mercadona - contribuem para garantir a capacidade de resposta das entidades apoiadas pela Animalife junto de milhares de animais em risco”, refere Rodrigo Livreiro.
O BSA é a maior campanha nacional de recolha de alimentos e outros bens essenciais para animais. Decorre em hipermercados e supermercados de todo o país, incluindo ilhas.
Sobre a Animalife
A Animalife (www.animalife.pt) é uma associação de sensibilização e apoio social e ambiental, de âmbito nacional, sem fins lucrativos, constituída em Outubro de 2011, cujo objectivo é diminuir o grave problema do abandono animal, actuando a montante sobre uma das principais causas de abandono em Portugal: a vulnerabilidade económica e social das famílias.
Ao longo dos anos, tem investido em três linhas de acção: apoio a associações e grupos de protecção animal; apoio a famílias em situação de carência económica; e acompanhamento de pessoas em situação de sem abrigo com animais a cargo.
A forma como trabalha a vertente animal-social, procurando ajudar não só os animais, mas também as famílias por eles responsáveis, contribuindo para a sua capacitação e apoiando no acesso aos recursos sociais existentes, torna a sua actuação pioneira em Portugal.
Em 2015, a Animalife foi distinguida como uma Iniciativa de Elevado Potencial em Inovação e Empreendedorismo Social pelo IES (Instituto de Empreendedorismo Social).
Actualmente ajuda mais de 600 entidades de apoio animal, cerca de 500 famílias e perto de 100 pessoas em situação de sem-abrigo, num universo de aproximadamente 65 mil animais apoiados.
A Animalife é também a entidade criadora e organizadora do Banco Solidário Animal (BSA), a maior campanha nacional de recolha de alimentos e outros bens essenciais para animais, que acontece em hipermercados e supermercados de todo o país, incluindo ilhas.