
Prémios atribuídos à imprensa local e regional pela Comissão para as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril
Imprensa local é indispensável ao pluralismo e ao poder local democrático

Imprensa local é indispensável ao pluralismo e ao poder local democrático

Dia 5 de janeiro de 2026 (segunda-feira), pelas 20.30 horas, no Auditório do Edifício dos Paços do Concelho Séc. XXI, realiza-se a 3.ª Reunião da Sessão Ordinária de dezembro de 2025, faltando tratar ainda os seguintes Pontos da Ordem do Dia:

Um quinto do território continental encontra-se integralmente coberto pelo serviço de recolha seletiva de biorresíduos alimentares. Esta é uma das principais conclusões constantes no relatório sobre os resultados do Inquérito de Diagnóstico de 2025 sobre a recolha seletiva de biorresíduos alimentares em Portugal continental, levado a cabo pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR). Apesar de alguns avanços registados relativamente a 2024, aquele valor fica, porém, muito aquém das metas definidas para esta fração de resíduos.

O município voltou a destacar-se no panorama nacional da sustentabilidade ao alcançar, na edição de 2025 do projeto ECO XXI, uma classificação final de 86,4 %, o melhor resultado de sempre desde que o município integra este programa.

Estão eleitos os novos nomes para a liderança da Assembleia Intermunicipal do Algarve. Francisco Amaral assume a presidência e será acompanhado por Manuel Coelho, no cargo de Vice-Presidente, e Ana Pífaro Dinis, como Secretária. Para Primeiro-Secretário da AMAL foi aprovado o nome de Joaquim Brandão Pires, que assim se mantém nestas funções. A eleição decorreu na tarde de 23 de dezembro, na CCDR Algarve, em Faro. A Comunidade Intermunicipal do Algarve deu, também, a conhecer, nesta Assembleia, as suas áreas prioritárias para o próximo ano, tendo sido aprovados o Orçamento e as Grandes Opções do Plano, que são os principais documentos de gestão da AMAL para 2026.

O GAL Vicentina ADERE 2030 registou um investimento total de quase um milhão de euros (944 180€) nos 29 pedidos de apoio submetidos ao 1.º aviso da tipologia de intervenção – Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola, cujo prazo encerrou no passado dia 29 de dezembro.