(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2021 - Concurso de Fotografia

ALGFUTURO: Assinala 40 anos da apresentação da Solução Guadiana

ALGFUTURO: Assinala 40 anos da apresentação da Solução Guadiana

Comemoram-se 40 anos sobre a data da intervenção que do Deputado José Vitorino no parlamento sobre a situação da água no algarve. A União Empresarial do Algarve – ALGFUTURO, argumenta que: «É incontroverso o fenómeno das alterações climáticas e suas devastadoras consequências» e defende que «dados fidedignos mostram que, mal, ou até pior, do que a falta de água tem sido ao mau aproveitamento dos recursos hídricos, falta de medidas e muitos erros de gestão».

No ano em que se assinala a proposta que o ex-deputado José Vitorino, actual Presidente da ALGFUTURO, fez no parlamento, a respeito da Solução Guadiana, e proferiu uma intervenção no parlamento, a ALGFUTURO relembra que na altura o deputado afirmava que «era preciso avançar depressa antes que fosse tarde». A União defende que tanto antes como agora, o Algarve estava já «no fim da linha das prioridades».

A União Empresarial argumenta que: «A água é um problema, mas que tem solução» e que o Governo deve actuar de forma distinta da actual, onde ameaça «cortes nas culturas, quando se atrasou nas medidas» e declaram que «os períodos das secas mostram que no último meio século houve cincos secas de dimensão assinalável». Acrescentam ainda que «o Governo não tem espaço nem moral para fazer ameaças aos algarvios, em especial agricultores. Pelo contrário, deve implementar medidas sempre adiadas, que o Deputado José Vitorino apresentou há 40 anos, onde de entre outras constava a Solução Guadiana, agora prevista».

Nota: O custo da obra é suportado por verbas da União Europeia e o valor a pagar pelos utilizadores respeita aos encargos de funcionamento.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos