(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Turismo do Algarve quer tornar destino atractivo e inovador para quem o visita em contexto profissional

Turismo do Algarve quer tornar destino atractivo e inovador para quem o visita em contexto profissional

O capital intelectual da região, a investigação científica e o trabalho desenvolvido por empresas tecnológicas são alguns dos atributos que o Turismo do Algarve tem promovido para captar eventos e visitas profissionais ao destino.

Dando continuidade ao objectivo de estimular uma rápida retoma do segmento Meeting Industry (MI), o Turismo do Algarve está a reforçar a promoção da região como um destino atractivo para acolher eventos profissionais e visitas em contexto de trabalho. Para isso, tem sido intensificada a aposta em nichos de mercado identificados como relevantes e com potencial para atrair este tipo de acções.

O capital intelectual da região em áreas diversas como a saúde, a tecnologia e a inovação, a investigação científica desenvolvida pela Universidade do Algarve ou o trabalho levado a cabo por empresas pioneiras e start-ups locais em torno de projetos ambiciosos como o Algarve Tech Hub são alguns dos atributos que o Turismo do Algarve está a integrar na sua estratégia de promoção. Esta decisão tem como propósito explorar o potencial do destino para atrair públicos específicos como empresários e empreendedores de todo o mundo, viajantes com interesses científicos, investidores ou nómadas digitais.


Queremos que o Algarve se afirme como um destino multicultural, dinâmico, propício à inovação e ao desenvolvimento de conhecimento”, afirma João Fernandes, presidente do Turismo do Algarve. “Neste sentido, temos vindo a trabalhar, de forma próxima e direcionada, junto de nichos estratégicos, de forma a dar a conhecer esta nova perspetiva da região e a torná-la atractiva para todos aqueles que desejem visitar o Algarve em contexto profissional”, explica.

De forma a dar consistência a este posicionamento, o Turismo do Algarve continua a apostar na colaboração com a imprensa internacional. Para esse efeito, disponibilizou, recentemente, um novo Press Kit, exclusivamente dedicado à Meeting Industry, com informação atualizada sobre tudo o que a região tem para oferecer a este segmento e que permite que o Algarve se distinga em relação a outros destinos.

Paralelamente, e seguindo o mesmo objectivo, a Associação Turismo do Algarve (ATA) continua a participar em várias iniciativas especificamente direcionadas ao segmento dos eventos profissionais. Só na primeira quinzena de Outubro, o Algarve vai marcar presença em duas acções estrategicamente relevantes:

- M&I Healthcare Europe 2021, um fórum dedicado a top buyers europeus da área da saúde, onde a ATA tenciona captar eventos da indústria farmacêutica – um dos sectores menos afetados pela pandemia -, tendo prevista a realização de mais de 40 reuniões.


- Capítulo Ibérico da "ICCA - International Congress and Convention Association", uma participação que tem como objectivo reforçar a presença e a notoriedade do Algarve na maior associação deste segmento.

Durante o mesmo período, a ATA vai estar ainda presente em quatro outras iniciativas, com o objetivo de promover, simultaneamente, o destino junto de outros públicos-alvo, ao nível de produtos, segmentos e mercados:

- IFTM Top Resa, encontro anual de referência para os profissionais do sector do turismo do mercado francês, que se realizou de 5 a 8 de Outubro, em Paris, e onde a ATA teve oportunidade de reunir com companhias aéreas e alguns dos principais operadores turísticos franceses.

- Tfest, um evento que, este ano, reúne, no Dubai, de 10 a 14 de Outubro, os melhores agentes internacionais dedicados às viagens de luxo. Esta iniciativa caracteriza-se pela escolha criteriosa dos participantes e irá permitir à ATA, que aí estará presente com oito dos seus associados, apresentar o destino, em 40 reuniões personalizadas, junto de profissionais provenientes de vários países europeus, americanos e do Médio Oriente, bem como de outros mercados emergentes.

- ICOMIA World Marinas Conference 2021, uma conferência a ter lugar também no Dubai, de 12 a 14 de Outubro, onde a ATA fará uma apresentação do Algarve, uma vez que Vilamoura será o destino anfitrião deste evento de referência na área da indústria marítima recreativa em 2023.

- TTG Travel Experience, a principal feira de Itália para profissionais de turismo que decorre, de 13 a 15 de Outubro, na cidade de Rimini. Sendo o mercado italiano um dos que, em 2019, registava uma procura crescente pelo Algarve, a presença da ATA neste evento tem como objectivo retomar esse interesse pelo destino. Neste contexto, o Algarve irá participar através de um stand próprio, onde a ATA estará acompanhada de quatro associados.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos