(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Programa Vacinação Infantil

Top 10 dos distritos mais procurados para comprar casa no primeiro trimestre do ano

Estudo realizado pelo Imovirtual
Top 10 dos distritos mais procurados para comprar casa no primeiro trimestre do ano

Lisboa, Porto, Braga e Setúbal estão no topo da tabela. No entanto, o maior crescimento da procura em comparação com o último trimestre do ano passado acontece nos distritos fora das grandes metrópoles. Faro, em 6º lugar das regiões mais procuradas, revela o maior aumento (+37%). No geral, há +8% de pessoas a procurar casa neste período, sobretudo entre os 35 e os 44 anos.

Quem mais procurou casa no primeiro trimestre de 2022 foram as faixas etárias dos 35 aos 44 anos (25%) e dos 45 aos 54 anos (22%), que juntas representam quase metade do total da procura. Estes dados mostram a alteração face ao mesmo trimestre do ano passado, quando havia maior procura por jovens. Os dados são do Imovirtual, portal com o maior número de imóveis em Portugal, que revela um estudo sobre a procura de casa para compra por perfil de utilizador.

Em comparação com o último trimestre de 2021, há um aumento geral de +8% de utilizadores a procurar casa entre Janeiro e Março de 2022. Apesar das pessoas entre os 35 e os 54 anos serem as que mais procuram comprar casa, o maior aumento (+17%) verifica-se na faixa etária dos 18-24 anos, logo seguidos pela faixa etária dos 35-44 anos (+13%). Já a faixa etária dos 55-64 anos é a única que procura menos casa, com um decréscimo de -9% face ao último trimestre.

Apesar do crescimento que o primeiro trimestre de 2022 revela face ao trimestre anterior, há um decréscimo de -23% quando comparado ao mesmo período do ano passado, altura em que a maior procura provinha do grupo entre os 25 e os 34 anos. O maior decréscimo de procura face a este período acontece nas pessoas entre os 55-64 anos (-33%), seguidas pelos grupos dos 18 aos 34 anos, com -29% da procura.

A maior procura face ao final de 2021 revela a boa dinâmica do mercado, apesar do decréscimo geral quando comparado com o primeiro trimestre do ano passado. Tal acontece porque muitas das pessoas que, na altura, procuraram casa terão já adquirido residência. As condições associadas à pandemia que ainda se experienciavam em 2021 podem justificar a maior procura por faixas etárias mais jovens nesse ano, como a necessidade de independência face à família e a possibilidade do teletrabalho”, explica Ricardo Feferbaum, Director Geral do Imovirtual.

Lisboa, Porto, Braga, Setúbal, Leiria, Faro, Aveiro, Coimbra, Viseu e Santarém ocupam, por esta ordem, o TOP 10 das regiões mais procuradas no primeiro trimestre de 2022. No geral, todas as regiões revelam um aumento de procura no primeiro trimestre deste ano, face ao último trimestre de 2021. Faro (+37), Setúbal (+24%), Braga (+23%), Aveiro e Évora (+21% em ambas) são as que revelam maior crescimento da procura, o que demonstra maior interesse fora das duas grandes áreas metropolitanas. Já a Guarda (+6%) revela o menor crescimento, ainda que positivo.

Sobre o Imovirtual:

O Imovirtual é o maior portal imobiliário de Portugal com mais de 6 milhões de visitas mensais e mais de 300.000 imóveis anunciados. Ganhou pelo séptimo ano consecutivo, o Prémio Escolha do Consumidor e pelo sexto ano consecutivo, o Prémio Cinco Estrelas na categoria Comércio Imobiliário Online.

Sobre o Grupo OLX:

O OLX Group Portugal foi fundado em 2007 e é especialista no desenvolvimento de plataformas online locais de fácil utilização para compra e venda de produtos e serviços na Internet. A empresa é detentora dos reconhecidos portais Standvirtual, Imovirtual e OLX.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos