(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Teia D’Impulsos distinguida Marca Entidade Empregadora Inclusiva

Teia D’Impulsos distinguida Marca Entidade Empregadora Inclusiva

     A Associação Teia D’Impulsos foi distinguida com o selo de Marca Entidade Empregadora Inclusiva 2021, uma iniciativa do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP).

A Cerimónia de entrega decorreu no passado dia 30 de Novembro, e teve lugar na Alfândega do Porto, contando com a presença da Secretária de Estado da Inclusão das Pessoas com Deficiência, Ana Sofia Antunes, e o Secretário de Estado Adjunto do Trabalho e Formação Profissional, Miguel Cabrita.

Esta é a 3.ª edição da Marca Empregadora Inclusiva que tem sido atribuída, de dois em dois anos, desde 2017, a entidades que se distinguem pela adopção de políticas e práticas inclusivas, nos domínios da empregabilidade, acessibilidade, igualdade de tratamento e relação com a comunidade.

Em 2021, foram submetidas 133 candidaturas que resultaram na distinção de 39 entidades com a Marca Entidade Empregadora Inclusiva, duas das quais na região do Algarve, a Teia D’Impulsos e a Existir - Associação para a Intervenção e Reabilitação de Populações Deficientes e Desfavorecidas. Entre o leque de vencedores da 3.ª edição da Marca, contabilizam-se 42.333 colaboradores dos quais 1.651 com algum tipo de deficiência (3,90%).

Luís Gonçalves, Presidente da Teia D'Impulsos, afirma que: "Receber este prémio é fantástico, um reconhecimento público da prática de medidas inclusivas através das quais esta associação pauta a sua actuação e que sempre foi uma preocupação para todos nós, desde o início. Em suma, este reconhecimento é para nós um grande motivo de orgulho porque acaba por dizer-nos que o caminho que estamos a percorrer é o correcto mas ainda longe de estar acabado."

Continuar a missão de promoção da inclusão

A Teia D’Impulsos, com 10 anos de actuação, cresceu em actividades e número de colaboradores. Também a sua sede, no Espaço Raiz, em Portimão, foi alvo de melhorias a nível de acessibilidade, com rampas de acesso e casas de banho adaptadas.

A Vela Solidária, um dos seus primeiros projectos, tornou acessível uma prática desportiva, tantas vezes, encarada como elitista a jovens oriundos de contextos sociais e económicos mais frágeis e alargou-se a pessoas com mobilidade condicionada, promovendo a vela adaptada. Também a falta de oferta de actividades extra-escolares para crianças e jovens portadores de deficiência inspirou o FICA - Férias Inclusivas para a Comunidade Algarvia.

Já a consciência do poder inclusivo da actividade física norteou a criação de outros projectos como o ECOS - Oficina de Dança e expressão corporal para a inclusão de pessoas com deficiência e o DAFA - Desporto e Actividade Física Acessível, que consistiu num programa formativo, englobando uma vasta gama de actividades desportivas adaptadas.

A Teia D’Impulsos pretende continuar a sua missão de promoção da inclusão e da acessibilidade na comunidade algarvia. Exemplo dessa sua vontade é o novo projecto HELP - Apoio ao Cuidador que visa proporcionar respostas para uma melhoria do bem-estar de portadores de deficiência e cuidadores.

Legenda das Imagens:

1.- Luís Gonçalves, Presidente da TDI, e Carla Vieira, Coordenadora de Comunicação da Associação, com a Secretária de Estado da Inclusão

2.- Secretária de Estado da Inclusão durante a cerimónia de entrega do Selo

  • PARTILHAR   

Outros Artigos