A Rota do Petisco 2020 é um evento gastronómico que desde a sua 1ª Edição, em 2011, tem estado no coração dos Algarvios e já se desenvolveu num hábito comum e até num dizer! Não é de admirar andar pela rua e ouvir perguntar “já foste à Rota?” ou passar por um estabelecimento e ouvir o burburinho de petiscadores a se deliciarem com os petiscos da Rota.
Num ano atípico, além de desejada, a Rota do Petisco passou a ser também uma necessidade para a população Algarvia, não apenas pelo impacto económico que tem, mas principalmente pelo social. Um ritual feito entre famílias e amigos de ir passear à Rota foi esperado ser um alívio sobre o ambiente pesado que se vive atualmente devido à situação de pandemia, causada pelo vírus COVID-19.
Com todas as medidas de segurança, plano de contingência e ainda uma ação de formação disponível no site, o evento arrancou na passada Sexta-feira, dia 11 de Setembro, tendo sempre em mente a segurança de todos os participantes e agentes envolvidos na organização e participação do mesmo.
“O arranque da Rota foi melhor até do que esperávamos, as partilhas dos petiscadores a pegarem no passaporte pela primeira vez nas redes sociais e das suas idas à Rota do Petisco começaram quase que de imediato e a adesão foi incrível. Acreditamos que os Algarvios precisavam de um alívio, algo que trouxesse algum do espírito ‘roubado’ pela pandemia e a Rota tem comprovado, ao longo da primeira semana, ser esse alívio.” menciona um representante da Organização do evento, que frisa ainda “é importante que o petiscador visite sempre o nosso site ( www.rotadopetisco.com ) antes de sair para fazer a Rota, é o suporte mais atualizado sobre as medidas de segurança e inclusivamente sobre os horários e dias de fecho dos estabelecimentos que estão sobre possível alteração dependendo das restrições e medidas impostas pelo conselho de ministros.”
O Petisco tem o valor de 3€ e o doce tem o valor 2€ sendo que ambos têm uma bebida incluída. Existe um positivismo a rodear a Rota e tudo indica que o evento vai poder continuar a decorrer dentro das datas previstas sem algum tipo de problema. A maior preocupação da Organização é a segurança de todos os intervenientes e continua a frisar “Faça-se à Rota e Petisque em Segurança”.