(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Região algarvia continua a ser zona costeira do país com mais bandeiras azuis. Águas do Algarve congratula-se pelos investimentos levados a cabo

Região algarvia continua a ser zona costeira do país com mais bandeiras azuis. Águas do Algarve congratula-se pelos investimentos levados a cabo

De acordo com dados revelados pela ABAE – Associação Bandeira Azul Da Europa, Portugal ficou em sexto lugar entre 53 países. A totalidade dos investimentos efectuados pela empresa Águas do Algarve, S.A. até ao final de 2020 soma já 647,3 milhões de euros.

O sentimento é de orgulho para a Águas do Algarve, S.A., que continua a assumir na região algarvia um papel relevante na estratégia nacional da sustentabilidade ambiental: «Somos a região com a costa mais galardoada do nosso país, com 87 praias, e 4 marinas. (...) Estamos orgulhos pelo nosso contributo efectivo na obtenção destes resultados», afirma a Porta-Voz do grupo, Teresa Fernandes.

Para estes números, muito se deve ao largo investimento realizado na área do tratamento de águas residuais, bem como em resultado de uma gestão mais eficiente das praias e pela alteração de comportamentos, por sua vez potenciada pelo empenho na educação ambiental. O grau de maturidade do sector garante, também, a cada vez maior disponibilidade destes serviços em todo o território, acompanhada da melhoria da qualidade a preços acessíveis para as populações.

No Algarve, a componente de investimentos tem-se revelado de elevada importância na continuidade do bom nível de serviço prestado à região Algarvia e na concretização dos compromissos assumidos na Concessão relativa ao Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento do Algarve. Na óptica do grupo, este sistema é dos investimentos mais importantes dos últimos anos no Algarve, do ponto de vista do desenvolvimento sustentável, da diversidade e complexidade técnica bem como da dimensão e extensão do investimento na região.

A totalidade dos investimentos efectuados pela Águas do Algarve. S.A. até ao final de 2020 é de 647,3 milhões de euros.

Veja-se que o Sistema de Saneamento de Águas Residuais permite recolher, tratar e devolver ao meio ambiente, assegurando elevados níveis de qualidade das águas rejeitadas através do recurso a tecnologias avançadas de tratamento e um exigente controlo e monitorização dos processos.

Neste sentido, segundi Teresa Fernandes, «a eficiência deste sistema é determinante para o Algarve, na medida em que contribui para as exigências ambientais e de tratamento das águas residuais, para a qualidade dos meios receptores, nomeadamente as zonas sensíveis e a água balnear, que se constitui numa realidade crescente para a atribuição de “Bandeira azul” e “Qualidade de Ouro” das praias, essencial à principal actividade económica da região».

  • PARTILHAR   

Outros Artigos