(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Que orgulho, as bandeiras Douradas nas nossas praias algarvias voltam este ano a ser erguidas, num total de 85

Que orgulho, as bandeiras Douradas nas nossas praias algarvias voltam este ano a ser erguidas, num total de 85

No ano em que o Algarve volta a ser nomeado para melhor destino de praia da Europa e para melhor destino turístico sustentável da Europa 2023, na Águas do Algarve temos muitos motivos para nos sentirmos orgulhosos. Acima de tudo pelo facto da nossa atividade diária contribuir de forma direta e decisiva para a obtenção de mais este importante galardão

Porque queremos fazer a diferença, na vida das pessoas, a Águas do Algarve, S.A., tem como missão, garantir o abastecimento de água para consumo humano e o tratamento de águas residuais de acordo com os mais elevados padrões de qualidade e fiabilidade, num quadro de sustentabilidade económica, social e ambiental, contribuindo para a melhoria da saúde pública e do ambiente da região algarvia, adotando-se para isso, políticas e práticas cada vez mais responsáveis!

O galardão “Praia com Qualidade de Ouro” distingue anualmente a qualidade da água balnear das praias de portuguesas, com base na informação pública oficial disponível, tendo exclusivamente em consideração as análises efetuadas nos laboratórios das diferentes Administrações Regionais Hidrográficas.

O projeto “Praias Qualidade de Ouro” resulta de uma Parceria entre a Quercus e as entidades que nos respetivos municípios asseguram o tratamento do saneamento de águas residuais, um processo determinante do ponto de vista ambiental, com influência direta na qualidade das águas balneares, no caso algarvio a Águas do Algarve.
Na época balnear 2023, o galardão “Praia com Qualidade de Ouro” foi atribuído a 393 praias nacionais, menos 47 do que em 2022. Das 393 praias galardoadas, 327 são costeiras, 56 interiores e 10 de transição. Todas as regiões do país apresentam descidas no número de praias distinguidas, sendo a Região Norte a que registou a maior queda. A região Tejo e Oeste é a que reúne um maior número de praias galardoadas (98).
artigo_fotos.png


A Águas do Algarve, assegura, de forma regular, contínua e eficiente, a recolha, tratamento e rejeição de efluentes canalizados pelos utilizadores. Veja-se que o investimento executado pelo Águas do Algarve, em 2022, no sistema de saneamento de águas residuais foi de 14.2 milhões de euros, acrescido de 6.1 milhões de euros no sistema de abastecimento de água.

A taxa de cobertura do saneamento em alta, na região é atualmente de 96.8%, com um total de 482 km de coletores, 192 Estações Elevatórias e 79 ETAR, sendo a % na conformidade de água tratada para 1.2 milhões de habitantes servidos de 96.90%, indicadores essenciais para a qualidade das águas das nossas praias, e consequentemente para a obtenção das 85 Bandeiras Douradas, 85 Bandeiras Azuis, e agora também esta importante e distinta nomeação como melhor destino de praia e destino turístico 2023 da Europa.

.

A totalidade dos investimentos efetuados pela Águas do Algarve. S.A. na região algarvia até ao final de 2022 é de 689,8 milhões de euros. Estamos orgulhosos!

Águas do Algarve, S.A. é a entidade gestora do Sistema Multimunicipal de Abastecimento de Água e de Saneamento ao Algarve. O Sistema foi concessionado em 24/07/2019 pela celebração de um Contrato de Concessão, estabelecido com o Estado Português até 2048. A eficiência e resiliência deste Sistema é fundamental para o Algarve e um fator decisivo para o dinamismo socioeconómico, sendo que a garantia de elevados padrões de qualidade da água para o abastecimento público, constitui um critério diferenciador para o dinamismo socioeconómico da região, nomeadamente para a indústria do turismo, sector industrial e serviços.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos