(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2021 - Reduzir o Desperdício

Quase oito milhões de pessoas já têm vacinação completa em Portugal

Quase oito milhões de pessoas já têm vacinação completa em Portugal

Perto de oito milhões de pessoas já têm a vacinação completa contra a Covid-19, segundo o relatório semanal da Direcção-Geral da Saúde (DGS).

78% da população portuguesa está vacinada e 85% recebeu pelo menos uma dose da vacina. Em declarações na conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros de ontem, a ministra Mariana Vieira da Silva referiu que, tendo em conta o elevado nível de vacinação atingido, o Governo poderá antecipar numa semana a terceira fase de desconfinamento. A decisão dependerá, no entanto, de uma nova reunião com peritos, na chamada “reunião do Infarmed". A entrada na terceira fase estava prevista para outubro. A nova fase pressupõe as seguintes novas regras para as nossas áreas:

  • Restaurantes, cafés e pastelarias sem limite máximo de pessoas por grupo, quer no interior quer em esplanadas;
  • Eventos (nomeadamente casamentos e batizados) deixam de ter limites de lotação;
  • Bares e discotecas reabrem atividade habitual mediante apresentação de Certificado Digital COVID da UE ou de um teste com resultado negativo.

A AHRESP considera fundamental que se tome esta decisão de forma rápida e atempada, para que as empresas possam planear com antecipação as novas formas de funcionamento. Consideramos ainda que a antecipação desta nova fase de desconfinamento não pode descurar a importância de continuar a apoiar as empresas, depois de mais de um ano e meio de quebras drásticas na faturação.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos