Perto de oito milhões de pessoas já têm a vacinação completa contra a Covid-19, segundo o relatório semanal da Direcção-Geral da Saúde (DGS).
78% da população portuguesa está vacinada e 85% recebeu pelo menos uma dose da vacina. Em declarações na conferência de imprensa no final do Conselho de Ministros de ontem, a ministra Mariana Vieira da Silva referiu que, tendo em conta o elevado nível de vacinação atingido, o Governo poderá antecipar numa semana a terceira fase de desconfinamento. A decisão dependerá, no entanto, de uma nova reunião com peritos, na chamada “reunião do Infarmed". A entrada na terceira fase estava prevista para outubro. A nova fase pressupõe as seguintes novas regras para as nossas áreas:
- Restaurantes, cafés e pastelarias sem limite máximo de pessoas por grupo, quer no interior quer em esplanadas;
- Eventos (nomeadamente casamentos e batizados) deixam de ter limites de lotação;
- Bares e discotecas reabrem atividade habitual mediante apresentação de Certificado Digital COVID da UE ou de um teste com resultado negativo.
A AHRESP considera fundamental que se tome esta decisão de forma rápida e atempada, para que as empresas possam planear com antecipação as novas formas de funcionamento. Consideramos ainda que a antecipação desta nova fase de desconfinamento não pode descurar a importância de continuar a apoiar as empresas, depois de mais de um ano e meio de quebras drásticas na faturação.