(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2021 - Concurso de Fotografia

Programa Green Up: Empreendedor lacobrigense Pedro Glória vence prémio nacional

Programa Green Up: Empreendedor lacobrigense Pedro Glória vence prémio nacional

No âmbito do programa Green Up – Programa Nacional de Ideias para Sustentabilidade no Turismo com o apoio do Turismo de Portugal , Pedro Glória apresentou um sistema inovador de reaproveitamento das águas cinzentas para descargas sanitárias, por sua vez merecedor de um prémio estimado em €4.000.

A proposta apresentada pelo empreendedor algarvio à "StartUp Portimão" – projecto municipal com o objectivo de promover o empreendedorismo e a inovação – permite poupar cerca de 30 por cento de água potável sem necessidade da realização de obras. Contudo, encontra-se ainda numa fase de produção de protótipo para testes e posterior aperfeiçoamento.

Com 46 anos, Pedro Glória, Músico a tempo inteiro, viu a sua actividade profissional ficar suspensa devido à pandemia. Entretanto, surgiu a oportunidade de investir nas suas ideias ambientalistas. Não tenciona deixar de ser músico, mas dá agora lugar à sua paixão pela natureza.

O empreendedor descobriu a Permacultura há cerca de 10 anos quando, pela primeira vez, visitou Tamera, em Colos, Odemira «Foi uma sensação de ter chegado a casa. Foi muito interessante. Desde aí foi aprender muito, investigar e só depois descobrir que afinal tudo aquilo que estava a aprender era Permacultura». Afirma ainda que esta é uma ciência «completa e importante para a nossa resiliência enquanto espécie».

O seu projecto, que assenta na permacultura urbana, surgiu após duas formações em bio-construção em que participou, no ano de 2019. Contudo, a sua preocupação com o ambiente e com os problemas relacionados com a gestão da água na região algarvia, em conjunto com outras formações e conferências na área da Sustentabilidade, aulas de Biologia, Ecologia, Hidrologia e Economia Ecológica em que esteve presente deram também origem à sua ideia.

«Todas estas coisas somadas fizeram surgir as primeiras ideias para um sistema doméstico para reutilizar águas, que se foi aperfeiçoando ao ponto de ter tomado coragem para me dirigir primeiro à Associação Vicentina, que me encaminhou para o CRIA [Divisão de Empreendedorismo e Transferência de Tecnologia], com quem cheguei a falar, mas depois acabei por decidir inscrever-me na "Startup Portimão" e os resultados estão aí», declarou Pedro Glória.

Das 130 candidaturas apresentadas foram seleccionados 38 projectos. A final do Green Up realizou-se online, no dia 27 de Janeiro, Quarta-feira, com a atribuição do prémio (no valor de 4.000 euros), decidido entre sete finalistas.

O júri, composto por 5 elementos, contou com a presença de Cristina Salsinha, Innovation Project Manager do Turismo de Portugal; Isabel Neves, Vice-presidente da FNABA; Jean Pierre Baronet, Consultor; Odyle Cardoso, Administradora do Banco Millennium Atlântico e Pedro de Mello Breyner, Membro do Conselho Executivo da Portugal Ventures.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos