(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Arte Doce

PRÉMIOS AHRESP distinguem os melhores da restauração, do alojamento e da promoção turística

PRÉMIOS AHRESP distinguem os melhores da restauração, do alojamento e da promoção turística

A 8.ª edição dos Prémios AHRESP foi oficialmente apresentada esta quinta-feira no stand da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, no decorrer da BTL - Bolsa de Turismo de Lisboa.

Ana Jacinto revelou todas as novidades do evento que terá o momento alto na gala final de entrega dos galardões, agendada para 21 de junho no Salão Preto e Prata do Casino Estoril. A secretária-geral da AHRESP destacou a importância dos prémios que todos os anos distinguem o que de melhor se faz nos setores da restauração, do alojamento e da promoção turística.

"Os Prémios AHRESP não são apenas um reconhecimento para o premiado, ou uma notícia que vai sair sobre os vencedores. Também o é, mas é muito mais do que isso: é uma forma de reconhecer todos os colaboradores, uma oportunidade de valorização e um desafio para manter o status no futuro elevando a fasquia da excelência. É por isto que consideramos fundamental que empresas, pessoas, serviços e marcas não percam tempo e se candidatem já", afirmou Ana Jacinto.

O lançamento dos Prémios AHRESP também contou com a presença de Carlos Moura, presidente da AHRESP, e de Jorge Loureiro, vice-presidente da AHRESP responsável pela organização desta edição dos galardões.

As candidaturas para os Prémios AHRESP 2024 já estão abertas e decorrem até ao dia 1 de abril no site oficial do evento. Este ano estarão a concurso as seguintes 10 categorias:

EMBAIXADOR GASTRONÓMICO - Distingue o estabelecimento ou chef que promove a adoção do receituário tradicional português e a utilização preferencial de produtos regionais e sazonais, diretamente ou por incorporação nas suas confeções.

MELHOR RESTAURANTE - Distingue o estabelecimento de restauração com conceito único e decoração original que se diferencie pela inovação, não só no serviço como também na gastronomia.

MELHOR ALOJAMENTO TURÍSTICO - Distingue o alojamento turístico que se destaca pela excelência do seu serviço (receção, housekeeping, conforto, facilities, inovação tecnológica e sustentabilidade ambiental).

ESTABELECIMENTO SOLIDÁRIO - Distingue o estabelecimento que tem implementadas iniciativas de solidariedade, com impacto junto da comunidade, nomeadamente iniciativas que privilegiem a inclusão social, doação de alimentos, entre outras.

SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL - Distingue o estabelecimento que se evidencia pela implementação organizacional de políticas de eficiência energética, poupança de água e eficiente gestão de resíduos.

TURISMO NOS MEDIA - Distingue o órgão de comunicação social ou programa que mais contributo teve para a divulgação e promoção das empresas turísticas em Portugal.

JOVEM EMPREENDEDOR - Distingue um jovem, até aos 35 anos, que tenha criado um negócio de sucesso com base num conceito inovador ou diferenciador.

DESTINO REVELAÇÃO - Distingue o destino que mais contribuiu para alavancar o crescimento e o desenvolvimento da sua região.

MARCAS À MESA E MARCAS NA CAMA - Distingue produtos e serviços inovadores e diferenciadores nos segmentos restauração e alojamento.

PROFISSIONAL DO ANO - Distingue um profissional do canal HORECA, podendo abranger qualquer categoria profissional, como chefe de sala, bartender, diretor de Food & Beverage, entre outros. Nesta categoria o Comité de Seleção realizará uma entrevista, em formato shark tank a cada um dos candidatos para escolher os finalistas. Esta candidatura deve ser proposta pela entidade empregadora, que pode sugerir mais do que um colaborador da sua organização, de diferentes categorias profissionais, como forma de valorizar as suas pessoas.

Todas as candidaturas, através de inscrição ou referenciação, serão analisadas por um Comité de Seleção constituído por representantes da AHRESP e outras personalidades de destaque e com reconhecida experiência e conhecimento nos setores da restauração, do alojamento e da promoção turística. Serão escolhidos 5 finalistas dos quais sairá o grande vencedor a premiar na gala final.

Nesta edição também serão atribuídos os seguintes 3 galardões a vencedores nomeados diretamente pela Comissão de Honra e pela Direção da AHRESP: -

PORTUGUESES LÁ FORA - Distingue o português que se destaca no estrangeiro através de uma marca ou estabelecimento HORECA.

PERSONALIDADE DO ANO - Personalidade que firmou um percurso de destaque no Turismo e contribuiu para o desenvolvimento do mesmo.

PRÉMIO MÁRIO PEREIRA GONÇALVES - Personalidade que mais se destacou no Turismo ao longo da carreira profissional. Este prémio foi instituído em homenagem ao Comendador Mário Pereira Gonçalves, presidente da AHRESP durante quatro décadas e destacado empresário pelo seu contributo no turismo nacional. Em 2000 recebeu o grau de Comendador pelas mãos do então Presidente da República, Jorge Sampaio. Em dezembro de 2022, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, atribuiu ao Comendador a Ordem Infante D. Henrique, que reconhece a prestação de serviços relevantes a Portugal, no país ou no estrangeiro, ou serviços na expansão da cultura portuguesa, da sua história e dos seus valores.

Este ano, os Prémios AHRESP também estão na estrada à descoberta de empresas, profissionais e projetos que inspiraram o Turismo em 2023. Com um roteiro que já está a percorrer Portugal continental de lés-a-lés, e também os arquipélagos da Madeira e dos Açores, pretende-se demonstrar a excelência dos galardões e cativar o que de melhor existe nos setores da restauração, do alojamento e da promoção turística.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos