Foram anunciados os vencedores da 8ª Edição do Prémio Intermarché Produção Nacional, reconhecidos pelas suas práticas de sustentabilidade e inovação na produção portuguesa de qualidade nas categorias de Produção Primária, Produtos Transformados e Ideias com Potencial.
Os projectos que obtiveram a melhor avaliação do Júri em parâmetros como inovação, sustentabilidade e respeito pela tradição, foram anunciados no evento que decorreu na Câmara do Comércio e Indústria Portuguesa, no dia 23 de Novembro, e que contou com a presença e participação da Ministra da Agricultura, Maria do Céu Antunes.
Neste âmbito, realizou-se ainda o debate “Os actuais desafios da economia e o seu impacto na produção nacional”, que contou com a participação de Rui Pereira, Presidente do Conselho de Administração do Intermarché, Eduardo Oliveira e Sousa, Presidente da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Pedro Queiroz, Director-Geral da Federação das Indústrias Portuguesas Agro-Alimentares (FIPA), Paulo Vaz, coordenador do “Portugal Sou Eu” e Filipe Figueiredo, CEO da Quinoa Portuguesa.
“O Prémio Intermarché Produção Nacional é um dos principais focos da política de sustentabilidade da insígnia e do qual nos orgulhamos bastante. Este Prémio está integrado no Programa de Incentivo à Produção Nacional publicamente conhecido por Programa Origens, exclusivo do Intermarché, e que assenta no apoio e incentivo à produção nacional, desenvolvimento dos produtores nacionais e incentivo a uma produção sustentável e amiga do ambiente.”, refere Rui Pereira, Presidente do Conselho de Administração do Intermarché.
“Com este prémio, os nossos produtores nacionais provaram que têm nas mãos a iniciativa, a inovação e a capacidade de concretizar, tendo todos os atributos necessários para superar os desafios do sector, numa conjuntura que exige às empresas adaptação ao mercado. Estamos cá para vos apoiar pois o vosso futuro é também o nosso futuro”, concluiu Rui Pereira, com uma palavra de apreço aos participantes da iniciativa.
Para além do reconhecimento, os vencedores terão a possibilidade de ver os seus produtos disponibilizados e comercializados em diversos pontos de venda do Intermarché em Portugal.
Os vencedores da 8ª edição do Prémio Intermarché Produção Nacional são:
Categoria Produção Primária:
- Salicórnia fresca biológica, Salivitae
- Spirulina artesanal, Tomar Natural
Categoria Produtos Transformados:
- Bretzel de maçã de Alcobaça, Europastry
- Cozido D’Aldeia, Servipal
Categoria Ideias Com Potencial:
- Cachaço fumado com queijo cabra, Quinta dos Fumeiros
- Ruibarbo em doce extra, Planalto Dourado
Menções honrosas:
- Bagas de Sabugueiro desidratadas, Inovfood (Ideias com Potencial)
- Pão do Sabugueiro, Grande Forno (Produtos Transformados)
O júri que acompanhou e avaliou as diversas candidaturas à 8ª edição foi composto pelo Intermarché e pelos parceiros envolvidos na iniciativa, dos quais se destaca a Associação Portuguesa de Empresas de Distribuição (APED), a Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), a DOCAPESCA, a Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade de Lisboa (FMV), o Instituto Superior de Agronomia (ISA), a Impresa e a Quercus. O processo de decisão e análise de candidaturas foi ainda auditado pela EY.
O Prémio Intermarché Produção Nacional conta ainda com o apoio do Ministério da Agricultura, o Ministério da Economia e Transição Digital, o Ministério do Ambiente e Acção Climática, o Ministério do Mar e o Programa Portugal Sou Eu.
Sobre o Intermarché
O Intermarché é a primeira insígnia do Grupo Os Mosqueteiros, actuando há mais de 50 anos por toda a Europa. Em Portugal há 30 anos, o Intermarché conseguiu consolidar a sua experiência no mercado retalhista, contando hoje com 261 pontos de venda, espalhados por mais de 180 concelhos, nos 18 distritos do país.
A estrutura organizacional do Grupo Os Mosqueteiros torna-o distinto, sendo o único Grupo dirigido, directamente, por empresários independentes, donos e responsáveis pela gestão de cada loja e que beneficiam de um conjunto de estruturas comuns de vendas, logística, direcção comercial, desenvolvimento, qualidade, entre outros.
Assim, o Intermarché é uma insígnia constituída por empresas de dimensão humana, baseada na partilha do dia-a-dia com os seus clientes e na adaptação ao ambiente onde estão inseridas, valorizando mercados de proximidade e rapidez na compra.