O relatório do Banco Mundial e da consultora S&P Global coloca o Porto de Sines como o 3º mais eficiente na Europa e o 30º no mundo, numa lista de 370 portos a nível mundial. O relatório denominado “The Container Port Performance Index 2021” procura servir de ponto de referência para os diferentes agentes económicos globais no que respeita à eficiência dos portos que movimentam carga contentorizada.
Este indicador tem em conta o tempo dos navios em porto, desde a entrada até ao fim das operações, revelando a performance de vários stakeholders, desde os serviços de controlo de tráfego e pilotagem, reboque e amarração, o despacho pelas várias autoridades, abastecimentos e, logicamente, as operações de carga e descarga dos contentores garantidas pelo concessionário. Esta performance reflecte e reforça a estratégia do Porto de Sines nesta tipologia de carga, com o registo em 2021 de um novo record, para um total acima dos 1.8 milhões de TEU e um crescimento de 13% face ao ano anterior.
Noutra publicação, o Porto de Sines foi considerado o 19.º maior porto da União Europeia, considerando a tonelagem de carga movimentada em todos os terminais, escalando um lugar no ranking da revista especializada “Transportes XXI”, após em 2021 ter registado o séptimo maior crescimento anual entre os portos da UE. Em 2021, Sines movimentou 46,6 milhões de toneladas, o que representou um avanço de 10% face ao ano anterior.
Estes dois reconhecimentos internacionais demonstram a capacidade de toda a comunidade portuária de Sines em apresentar elevados índices de produtividade nas operações, garantindo uma maior competitividade às empresas localizadas no seu hinterland.