Porto de Portimão aumenta capacidade

Em cumprimento com o definido na Estratégia Portos 5+ APS – Administração dos Portos de Sines e do Algarve, SA prepara aumento de capacidade do Porto de Portimão.
Alinhada com os objetivos definidos na Estratégia para os Portos Comerciais do Continente 2025-2035 ― PORTOS 5+, que prevê o crescimento do tráfego de passageiros nos portos nacionais, em cerca de 30%, a APS prepara-se para dar início a três grandes intervenções que visam melhorar e aumentar a competitividade do Porto de Portimão.
Com início previsto para o início de 2026, a Autoridade Portuária procederá a dragagens de manutenção dos fundos da acessibilidade marítima, repondo as condições de segurança e operação para navios de cruzeiro de 220m, contribuindo desta forma para o aumento da capacidade do porto.
Por outro lado, será ainda efetuada uma reparação naval e beneficiação estrutural do cais RO-RO para navios ferry e para acostagem simultânea de dois tenders, (embarcações que viabilizam o transporte dos passageiros provenientes dos navios que ficam fundeados ao largo, para o Terminal de Cruzeiros de Portimão) agilizando e aumentando a oferta para navios de maior capacidade.
Para além das intervenções acima referidas, a APS procederá ainda ao reforço e melhoria das acessibilidades terrestres à Gare Marítima do Porto de Portimão, beneficiando e agilizando a ligação porto – cidade.
Com um forte potencial de crescimento, estrategicamente localizado entre o Atlântico e as rotas do Mediterrâneo, o Porto de Portimão tem já previstas cerca de 100 escalas de navios de cruzeiro para 2026 e 117 escalas para 2027.
Apostado em continuar a garantir a qualidade dos serviços prestados, ao nível das operações, o Porto de Portimão encerrará 2025 com um dos melhores resultados de sempre, com um total de 58 escalas de navios de cruzeiros e cerca de 23.000 passageiros, correspondendo a um crescimento homólogo de 45% e 63%, respetivamente.



