(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Paddle Out For Nature 2018 decorre em Sagres

Paddle Out For Nature 2018 decorre em Sagres

A associação Paddle Out For Nature promove, dias 22 e 23 de Setembro, em Sagres, concelho de Vila do Bispo, Algarve, o primeiro evento anual Paddle Out For Nature 2018 – Cerimónia e Festival. O evento integra um cerimonial Paddle Out na Praia da Mareta, sSábado ao fim da manhã, onde a comunidade surfista vai assumir no mar o compromisso com o ideal da associação: a defesa dos Oceanos e da Natureza.

O Cerimonial ‘Paddle Out’ é um ritual muito antigo, com origem na Polinésia e Hawaii, usado nos dias de hoje por surfistas em todo o Mundo para homenagear amigos das ondas desaparecidos ou, envolver e consciencializar comunidades para questões sociais e ambientais. É uma cerimónia de celebração da vida durante a qual os surfistas e demais participantes remam com as suas pranchas ao largo e formam um círculo de união, reflexão e homenagem. Dia 22 de setembro, na Praia da Mareta, em Sagres, estão todos convidados para remar pela Natureza, a partir das 11h30. Aos participantes será depois oferecido um almoço.
O Paddle Out pela Natureza vai marcar o início do ‘Paddle Out For Nature 2018 – Cerimónia e Festival’, concentrado no Forte do Beliche, Sagres. Durante dois dias, o espaço do emblemático monumento costeiro vai estar aberto com mercado, projecção de filmes, mesas redondas e música ao vivo. Domingo de manhã haverá uma ação de limpeza de praia na areia em parceria com a Straw Patroll, para dar o exemplo e mostrar a atitude que a associação quer ver em cada surfista. 
A entrada é gratuita e oferece aos visitantes a oportunidade de aprofundar conhecimentos sobre a problemática da poluição oceânica e costeira, em mesas redondas dinamizadas por cientistas da Universidade do Algarve, surfistas conhecidos e representantes de várias entidades algarvias. 
Ao final de tarde, Sábado e Domingo, o jardim do Forte do Beliche convida à festa, celebrando com música ao vivo a Vida e a Natureza. Sábado à tarde, a partir das 18h30, sobem ao palco Raposeira Dub Collective, Daniel Kemish e Time for T. Depois dos concertos, a confraternização terá lugar nos bares da Vila de Sagres. Domingo, o evento irá encerrar com uma Sunset Party, a partir das 19h00, com o conhecido Dj Toby One.
O evento tem o alto patrocínio da Câmara Municipal de Vila do Bispo, o apoio da Cerveja Sagres, a parceria com os Clubes de Surf Algarvios e Centros de Investigação e estudos marinhos da Universidade do Algarve.
A associação Paddle Out For Nature foi criada em 2017, no Algarve, com o objectivo de mobilizar a comunidade surfista para a defesa do Ambiente, através da preservação das praias e da orla costeira em geral. É uma associação sem fins lucrativos com parcerias já estabelecidas com vários clubes de Surf e entidades de caráter científico e académico. Os fundadores deste movimento são profissionais de diversas áreas, de Norte a Sul do País, unidos pelo amor ao Surf e à Natureza.
Pretende ser um movimento a favor da Natureza capaz de influenciar uma mudança positiva de mentalidade e focado nos surfistas porque são eles a figura mais presente nas praias. 
Surf é desporto e estilo de vida, é mais do que marcas e competição; é também cultura e responsabilidade ambiental. Limpar a nossa casa (a praia) não deve ser uma obrigação, mas antes um gesto normal do dia a dia do surfista. Tão simples como retirar lixo da areia, ou do mar cada vez que vamos à praia. 
Porque o futuro pertence aos jovens é neles que a associação Paddle Out For Nature irá fazer a sua aposta mais forte, num projeto que irá envolver escolas do ensino básico e sobre o qual prometemos novidades em breve.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos