(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Olimpíadas do Turismo vão sensibilizar jovens para empregabilidade no sector. Inscrições já se encontram abertas

Olimpíadas do Turismo vão sensibilizar jovens para empregabilidade no sector. Inscrições já se encontram abertas

O convite enviado a 450 escolas e a abertura das inscrições online, no início de Fevereiro de 2021, marcam o arranque da primeira edição das Olimpíadas do Turismo, iniciativa competitivo-didáctica da SFORI – Strategy For Improvement com o apoio da Escolas do Turismo de Portugal, para sensibilizar os jovens do 8.º e 9.º anod de escolaridade sobre opções de empregabilidade na área do Turismo, apostando numa abordagem inovadora.

Com o objectivo assumido de promover a oferta formativa e as opções oferecidas em Portugal no sector do Turismo, as Olimpíadas do Turismo focam-se na população com idades entre os 13 e 14 anos: é nesta altura que Estudantes e Educadores ponderam as opções de instrução do Ensino Secundário e avaliam a oferta específica na área do Turismo, como nas Escolas Turismo de Portugal. Tudo isto, num período histórico em que estas competências profissionais se afiguram essenciais para o sector do Turismo, na recuperação após-pandemia.

Alexandre Real, Partner da SFORI, sublinha que «as Olimpíadas do Turismo vão decorrer em ambiente 100% digital, devido às restrições em vigor pela pandemia Covid-19 e pelas competências conferidas pelos recursos e ferramentas virtuais disponíveis na Internet. As equipas, formadas por dois ou três estudantes, de escolas ou grupos de amigos, são desafiadas para se inscreverem e participar, de forma 100% gratuita, em todas as fases competitivas até à final em Maio, apenas e exclusivamente pela Internet!».

O Partner Fundador da SFORI destaca ainda «A aposta feita na "gamificação", por ser recurso bastante conhecido das redes digitais onde se movem os jovens destas idades, outra mais-valia da proposta das Olimpíadas do Turismo. O desafio competitivo ajuda a trabalhar em equipa virtual, a melhorar a comunicação, a gestão de tarefas e o desenvolvimento das competências comportamentais dos jovens – sempre úteis pela vida fora, estejam ou não ligados profissionalmente ao Turismo no futuro!».

Ana Paula Pais, Directora de Formação do Turismo de Portugal, reforça a relevância desta iniciativa, numa altura em que é essencial continuar a cativar os jovens para estudar Turismo, preparando-os para serem os futuros empreendedores e os futuros profissionais, com novas competências em domínios como o digital, a sustentabilidade e a inovação.

«Hoje, como nunca, precisamos de jovens que se apaixonem pelo Turismo, que queiram ser actores numa mudança em curso, que se qualifiquem para responder às novas exigências, em que a qualidade do nosso serviço terá que ser muito maior, ainda mais focada nos clientes e capaz de maximizar os nossos atributos naturais. Assim, apesar que realizada em ambiente totalmente virtual, força das circunstâncias de vivemos, esta iniciativa é essencial para enamorar os jovens pelo Turismo, para lhes mostrar o quão gratificante é este sector, cuja missão é fazer as pessoas felizes».

Sobre as Olimpíadas do Turismo

As Olimpíadas do Turismo são um evento formativo desenvolvido pela SFORI, com simulação de situações alusivas à realidade organizacional quotidiana do sector do Turismo e recurso a desafios práticos. Abordam questões técnicas, de forma integrada e implícita, com dinâmicas de grupo (team building) que permitem às equipas progredirem e desenvolverem novas atitudes, conhecimentos e competências, em ambiente de desafio competitivo.

O evento tem duas fases de participação: a fase pré-eliminatória, de momento alto no dia 20 de Abril, com o Mobile Challenge, e a grande final, no dia 4 de Maio.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos