(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

ODSLOCAL'22 vai premiar municípios e projectos que se distinguem na área da sustentabilidade

ODSLOCAL'22 vai premiar municípios e projectos que se distinguem na área da sustentabilidade

Os prémios vão ser atribuídos no âmbito da Conferência “Caminhos, Dinâmicas, Futuros”, que vai debater os desafios do desenvolvimento sustentável.

 

A Plataforma ODSLocal vai distinguir os municípios pelas suas boas práticas de sustentabilidade. Os prémios vão ser atribuídos no decorrer da conferência “Caminhos, Dinâmicas, Futuros”, que decorre no dia 7 de Dezembro, a partir das 14h00, no Wyndham Grand Hotel, em Almancil (Loulé), aberta ao público e com transmissão online.

Durante a Conferência serão atribuídos os Prémios ODSlocal, que distinguem três projectos de organizações da sociedade civil mapeados no portal ODSlocal, com impacto relevante no avanço da Agenda 2030, fortemente inspiradores e com um elevado potencial de replicabilidade. Serão ainda distinguidas Boas Práticas municipais e entregues Selos ODSlocal às autarquias que mais se destacaram neste domínio.

A conferência traz a Portugal Lorenz Gross, economista da OCDE com vasto conhecimento da concretização dos ODS em cidades e regiões de vários países. Lorenz Gross vai abordar o tema “Da territorialização dos ODS aos relatórios locais voluntários”, destacando o modo como os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável podem ser usados como um referencial de acção para promover o desenvolvimento sustentável em cidades e comunidades em todo o mundo, trazendo exemplos práticos.

A Conferência, que obteve o Alto Patrocínio do Presidente da República, conta com a presença de Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial*, e de Luísa Salgueiro, presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses.

Do programa constam também as intervenções de Vítor Aleixo, Presidente da Câmara Municipal de Loulé, Filipe Duarte Santos, Presidente do Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), Helena Roseta, coordenadora nacional do Programa Bairros Saudáveis, e Artur Santos Silva, curador da Fundação “la Caixa”. O programa inclui ainda sessões de debate com a presença de autarcas dos municípios galardoados e representantes das entidades da sociedade civil responsáveis pelos projectos premiados.

Filipe Duarte Santos, Presidente do CNADS, sublinha que: “A Plataforma ODSlocal tem tido grande sucesso na obtenção e disseminação de dados relativos ao desempenho das autarquias em Portugal no caminho para cumprir as metas dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável. A Plataforma disponibiliza informações que são muito úteis e permite valorizar e dar visibilidade aos avanços conseguidos nos vários Municípios. A década de 2021-2030 é crucial para muitos ODS, especialmente os de natureza ambiental, pois estamos numa situação de emergência no que respeita a vários indicadores, nomeadamente os das metas climáticas e da biodiversidade terrestre e marinha. A presente década é a oportunidade que temos de reverter o nosso comportamento colectivo e salvar a nossa preciosa relação com a natureza e o Sistema Terra.

Caberá ao Coordenador da Plataforma ODSlocal, João Ferrão, o encerramento da Conferência, apresentando uma reflexão sobre as perspetivas futuras da plataforma.

João Ferrão, coordenador do consórcio ODSlocal, refere: “Estamos exatamente a meio do período entre 2015, a data de adopção dos ODS pelos estados-membros das Nações Unidas, e 2030, a data para a qual foram identificadas as diversas metas a alcançar. A crise pandémica e, mais recentemente, a crise geopolítica associada à guerra na Ucrânia dificultaram o avanço em direção às metas estabelecidas. É preciso, pois, um novo fôlego e os municípios, pelas suas competências e pela sua proximidade às populações e aos territórios, são insubstituíveis nesta caminhada, tão difícil quanto necessária, a favor da sustentabilidade."

Sobre a Plataforma ODSlocal:

A Plataforma ODSlocal é uma iniciativa que visa mobilizar os municípios e outras entidades relevantes para a concretização, ao nível local, dos Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) propostos pela Agenda 2030 das Nações Unidas. Nasceu de uma parceria entre o Conselho Nacional do Ambiente e do Desenvolvimento Sustentável (CNADS), o OBSERVA (ICS-Universidade de Lisboa), o MARE (Universidade Nova de Lisboa), e a 2adapt, e é apoiada pela Fundação “la Caixa”. Integra um portal online dinâmico que permite visualizar e acompanhar os progressos e contributos de cada município em relação aos ODS.

Programa

14.00 Abertura

- Vídeo de balanço do ano 2022

- Vítor Aleixo, Presidente da Câmara Municipal de Loulé

- Filipe Duarte Santos, Presidente do CNADS

- Ana Abrunhosa, Ministra da Coesão Territorial

- Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República (a confirmar)

15.00 From Localizing the SDGs to Voluntary Local Reviews

- Lorenz Gross, Junior Economist / Policy Analyst, OECD

- Moderação: Lia Vasconcelos, MARE-Nova

16:00 Os ODS e o Programa Bairros Saudáveis

- Helena Roseta, coordenadora nacional do Programa Bairros Saudáveis

16.15 Galardões a Projetos ODSlocal

- Moderação: David Avelar, 2adapt

- Vídeos dos Projectos premiados

- Entrega dos Prémios Projetos – Entidades patrocinadoras (Águas do Tejo Atlântico, EGF-Environment Global Facilities, Sociedade Ponto Verde)

- Diálogo com representantes dos projectos premiados

16.45 Galardões a Municípios ODSlocal

- Moderação: Luísa Schmidt, Observa/ICS-ULisboa

- Entrega dos Prémios Boas Práticas ODSlocal – Luísa Salgueiro, presidente da ANMP

- Entrega dos Selos ODSlocal – Artur Santos Silva, curador da Fundação "la Caixa"

- Diálogo com autarcas de municípios galardoados

17.30 Encerramento

- Perspectivas futuras da Plataforma ODSlocal

João Ferrão, coordenador da Plataforma ODSlocal

A participação na conferência online, gratuita e aberta aos cidadãos, pode ser efectuada aqui.

Mais informações em https://odslocal.pt/ ou através de info@odslocal.pt

  • PARTILHAR   

Outros Artigos