(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

O Centro Ciência Viva de Lagos recebe o premiado investigador Rui Diogo em “Evolução, Racismo, Arte e Sexo”

O Centro Ciência Viva de Lagos  recebe o premiado investigador Rui Diogo em  “Evolução, Racismo, Arte e Sexo”

 As duas palestras no dia 19 de Junho, 4ª feira e véspera de feriado no (CCVL)  intitulam-se genericamente “Evolução, Racismo, Arte e Sexo” e abordarão questões sociais e artísticas tendo por base as condicionantes biológicas e evolutivas humanas. 

A Ciência pode entender-se como um antídoto para combater ideias erradas, mas a verdade é que isso por vezes é uma tarefa complicada. Rui Diogo vai trazer à conversa alguns exemplos desse valioso combate e dessa dificuldade. Este membro da Faculdade de Medicina da Universidade de Howard e da Academia Americana de Anatomistas, apresentará duas palestras, gratuitas e para o público jovem e adulto, que assentam na nossa Evolução biológica como espécie e que nos condicionaram e condicionam, das questões sociais como os relacionamentos amorosos até à produção artística.

“Era uma oportunidade única para a cidade e para o Centro Ciência Viva, poder trazer o Professor Rui Diogo a Lagos, não só pela qualidade científica, intelectual e relevância dos assuntos que abordará mas porque o Professor Rui Diogo raramente está em Portugal”, refere Luís Azevedo Rodrigues, Diretor Executivo do Centro.

“O Centro Ciência Viva de Lagos tem como um dos seus objetivos, e esta palestra é um destes casos, ser também um espaço de debate e de reflexão sobre assuntos da Ciência e da Tecnologia mas outros que sejam importantes e pertinentes para Lagos.”, refere o Diretor Executivo.

“Por outro lado, uma vez que o Centro integra uma ação Europeia COST de promoção da Cultura Científica em Evolução Biológica, a relevância da vinda deste eminente investigador a Lagos é de enorme importância estando previstos contactos com vista a futuras colaborações.”, acrescentou este responsável.

RACISMO, ARTE, ANATOMIA E EVOLUÇÃO 21H

Assim, entre outros tópicos polémicos, estarão em foco:

  • Como é que estudos de primatas e evolução têm sido usados ao longo da história para reforçar o preconceito e garantir a distinção de “raças humanas” e noções de superioridade/inferioridade?
  • a existência de dados biológicos que pretendem garantir distinção de “raças humanas” e noções de superioridade/inferioridade (baseadas por exemplo na cor da pele);
  • modos menos corretos de “construir” o pensamento, incluindo a própria Arte, que permitem que ideias erradas ou ultrapassadas permaneçam vivas até hoje.

sexo, Amor, casamento E EVOLUÇÃO 22H

  • De que forma as várias mudanças sociais, como a ascensão do capitalismo, influenciaram a sexualidade humana e, em particular, permitiram que o amor vencesse o casamento, para melhor ou para pior? Será que a monogamia é principalmente uma construção social?

Dia 19 de Junho (véspera de feriado) | 4ª feira

Horário 21:00 e 22h

Centro Ciência Viva de Lagos

lagos.cienciaviva.pt

Entrada livre | Público jovem e adulto

Tel. 282 700 000 | 96 info@lagos.cienciaviva.pt 

  • PARTILHAR   

Outros Artigos