(Z1) 2022 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2022 - Projecto Águas Sem Fronteiras

Município de Lagos acolhe formação na área do Turismo Inclusivo

Município de Lagos acolhe formação na área do Turismo Inclusivo

A iniciativa integra o “Algarve For All”, projecto de promoção do turismo acessível e inclusão social desenvolvido pela associação “Accessible Portugal”, contando com o apoio da Região de Turismo do Algarve.
 

O projecto já tinha marcado presença em Lagos em Outubro através de um workshop realizado no âmbito do trabalho desenvolvido pela Estação Náutica de Lagos, seguindo-se agora uma acção de formação para funcionários das autarquias do barlavento algarvio com o tema “Turismo Inclusivo: Oportunidades e Desafios”. As acções visam o desenvolvimento de competências técnicas relativas ao apoio e assistência pessoal a prestar a pessoas com necessidades especiais em matéria de mobilidade, orientação e comunicação. Nesta área formativa, está ainda prevista a realização de acções online com parceiros da Estação Náutica de Lagos.

O “Algarve For All” é um projecto de promoção do turismo acessível e inclusão social, o qual tem como principais objectivos a qualificação da oferta e da procura turística, a desmistificação dos preconceitos e estereótipos sobre as pessoas com deficiência ou algum tipo de característica diferenciadora/necessidades especiais e o desenvolvimento do potencial turístico da região do Algarve. Estando integrada no “Accessible Portugal”, fazem ainda parte desta iniciativa dois projectos: o BRENDAIT, metodologia de abordagem personalizada tendo em conta a diferenciação territorial e de recursos; e o TUR4all, plataforma (website e app) que promove a oferta qualificada no que toca a acessibilidade.

A aposta na área da inclusão e acessibilidade tem merecido destaque nas estratégias do município de Lagos, nomeadamente através da implementação do Balcão da Inclusão e do Plano Municipal para a Igualdade e Não Discriminação, sendo também um dos focos do Plano Estratégico do Turismo de Lagos, apresentado este ano e em fase de implementação, no qual se pretende dotar o concelho de elementos que reforcem Lagos como destino turístico acessível e inclusivo.

Saiba mais sobre o projecto “Algarve For All” em: https://accessibleportugal.com/algarve-for-all/

  • PARTILHAR   

Outros Artigos