(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Multi Portugal lança iniciativa "lojas conscientes" nos centros comerciais

Selo será atribuido às lojas que assumam o compromisso de cumprir medidas que apoiam o planeta
Multi Portugal lança iniciativa "lojas conscientes" nos centros comerciais

Armazéns do Chiado, Forum Viseu, Forum Coimbra, Forum Madeira, Forum Algarve e BPlanet são alguns dos espaços comerciais que vão passar a atribuir selos de energia verde aos lojistas que, como eles, adoptem medidas favoráveis à poupança de energia e protecção de recursos essenciais.

A cultura em torno da poupança de energia na Multi Portugal já tem mais de duas décadas. Os centros comerciais, por si geridos, já só consomem energia 100% de origem renovável e dispõem de Sistemas de Gestão Integrada que, sendo um sistema certificado, monitoriza e facilita a gestão de vários parâmetros de actividade de um centro comercial, tais como a energia, pelo que o cuidado com o planeta já faz parte do seu ADN.

Não sendo de todo indiferente ao cenário a que temos assistido nos últimos meses e aos gritos que nos chegam por várias vias, de um meio ambiente que precisa que sejamos cada vez mais agentes activos na sua defesa, a Multi Portugal, responsável por grandes estruturas de conveniência e serviço como centros comerciais, jamais poderia ficar indiferente. Assim, e porque acredita que o primeiro passo passa pela alteração colectiva de comportamentos para a poupança de energia num processo do qual todos somos parte integrante, acaba de lançar a iniciativa “Lojas Conscientes” que premiará com um selo de energia verde todos os lojistas que adoptem medidas favoráveis à poupança de energia e protecção dos recursos.

«Ficámos muito satisfeitos ao ver a APCC e a ADENE juntas numa campanha que se coaduna com os nossos valores e, nesse sentido, além de sermos fortes apoiantes da iniciativa, quisemos tomá-la como foco e motivação para uma ação contínua da Multi Portugal neste caminho», refere João Cruz, Director Geral da Multi Iberia. «Nasce assim o selo verde, uma acção que, espelhada nos nossos centros comerciais, vai dividir-se em duas grandes áreas, cada uma com dois grandes objectivos: uma área educativa, onde é promovida a sensibilização, o envolvimento e o apelo à alteração de comportamentos, através da disponibilização de informação verosímil que suporta estas alterações, mas também da partilha de dicas e regras para um consumo racional de energia; e uma área operacional, que contará com um forte investimento na renovação de equipamentos mais eficientes neste papel assim como uma maior monitorização e medição dos recursos energéticos em causa», esclarece ainda o Director Geral.

De uma forma generalizada, as lojas de alguns centros como os Armazéns do Chiado, Forum Viseu, Forum Coimbra, Forum Madeira, Forum Algarve e BPlanet serão guiadas nestas acções e boas práticas a seguir, nas áreas-chave como a Climatização, a Iluminação (nesta fase englobando também o Natal) e Ventilação.

João Cruz acrescenta ainda que «contamos com uma forte adesão e colaboração da parte dos nossos lojistas. Tem sido sempre assim ao longo dos anos e penso que, de forma equilibrada, será algo benéfico para todos. O nosso objectivo será ver este Selo Verde em todas as montras dos nossos centros comerciais».

Para mais informações verifique as dicas e o guia prático de acção, no site da Multi Portugal.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos