O Exército Português e o Grupo Barraqueiro assinaram um protocolo de colaboração que permite descontos na aquisição de bilhetes da Rede Expressos por parte dos militares e também no aluguer de autocarros à Barraqueiro Transportes.
O acordo abrange, ainda, a realização de ações de formação a desenvolver pelo Exército a colaboradores da Barraqueiro e também a possibilidade de contratação de condutores que tenham terminado a prestação de serviço militar no Exército.
O protocolo foi assinado pelo General Eduardo Mendes Ferrão, Chefe do Estado-Maior do Exército, e pelo Dr. Luís Cabaço Martins, administrador do Grupo Barraqueiro, durante uma cerimónia realizada no Museu Militar de Lisboa.
Através deste acordo, os militares do Exército Português na efetividade de serviço terão acesso a um desconto na Rede Expressos sobre o preço base definido, nos bilhetes adquiridos através das bilheteiras ou dos canais digitais, devendo os interessados primeiramente registar-se no programa RFLEX.
Além da possibilidade do Exército Português poder alugar autocarros da Barraqueiro Transportes a preços especiais, o protocolo pressupõe a prestação de ações de formação, designadamente cursos de liderança e pós-graduações, a colaboradores do Grupo Barraqueiro, ministrados pela Academia Militar, destinados a quadros de topo, superiores e intermédios, assim como a realização de exames psicotécnicos para a renovação das cartas de condução dos condutores do Grupo Barraqueiro, através dos Gabinetes de Classificação e Seleção do Exército.
O protocolo assinado entre o Exército Português e o Grupo Barraqueiro abrange outras vertentes interessantes para as duas partes, como a recomendação de condutores militares do Exército para integrarem as empresas do grupo, a disponibilização de visitas aos museus militares, entre outros.
“O protocolo estabelecido entre o Exército Português e o Grupo Barraqueiro é uma oportunidade para as duas partes aprofundarem o seu relacionamento. É um dever do Grupo Barraqueiro como entidade de referência nos transportes em Portugal em colaborar com as entidades que prestem um serviço significativo à sociedade”, referiu Luís Cabaço Martins, administrador da Barraqueiro, SGPS.
Nas suas palavras, o Comandante do Exército afirmou que "este Protocolo se constitui como uma porta que se abre para oportunidades futuras, no sentido de assegurar uma melhor articulação entre ambas as Instituições, rentabilizando os recursos de cada uma e assegurando, deste modo, melhores condições para os nossos militares".