(Z4) 2025 - CM Lagos - Semana da Mobilidade

Inauguração da Asa de Autocaravanismo de Marmelete reforça atratividade do interior algarvio

Inauguração da Asa de Autocaravanismo de Marmelete reforça atratividade do interior algarvio

Foi inaugurada, em Marmelete (Monchique), a nova Área de Serviço de Autocaravanismo – Asa de Marmelete, a oitava infraestrutura que integra a Rota Serrana de Autocaravanismo do Algarve, um projeto financiado por Fundos Europeus geridos na região no Programa Operacional CRESC ALGARVE 2020, no âmbito do PADRE – Plano de Ação de Desenvolvimento de Recursos Endógenos.

Da responsabilidade da Junta de Freguesia de Marmelete, com o apoio do Município de Monchique, o investimento, com um valor elegível de 361.300 euros e financiamento aprovado de 252.910 euros, vem consolidar uma rede de equipamentos de apoio ao autocaravanismo no interior do Algarve, promovendo a mobilidade turística sustentável, a atratividade dos territórios de baixa densidade e a visitação ligada ao património natural e cultural.

Com esta área de serviço, a rota passa a ligar oito localidades do interior algarvioAlcoutim, São Brás de Alportel, Ameixial, Salir, São Bartolomeu de Messines, São Marcos da Serra, Alferce e, agora, Marmelete — oferecendo uma rede articulada de Áreas de Serviço de Autocaravanismo ao serviço de residentes e visitantes.

A Rota Serrana de Autocaravanismo tem como objetivo criar e articular diversas áreas de serviço e acolhimento, capazes de responder ao crescente interesse de turistas nacionais e internacionais pelo autocaravanismo. Em Marmelete, os visitantes passam a dispor de uma infraestrutura moderna e equipada, preparada para apoiar a permanência dos autocaravanistas e potenciar a descoberta de recursos únicos da Serra de Monchique, complementada com um financiamento do Turismo de Portugal.

Este projeto representa mais do que a criação de infraestruturas de apoio: é um convite à descoberta do que de mais autêntico o interior algarvio tem para oferecer. Através da plataforma online da Rota Serrana de Autocaravanismo, desenvolvida pela Associação In Loco, com o apoio da AMAL da CCDR Algarve e do Turismo do Algarve os viajantes podem planear itinerários, descobrir produtos locais, artesanato, gastronomia, alojamento, património, comércio e eventos de cada território.

Com a abertura da Asa de Marmelete, a rede da Rota Serrana de Autocaravanismo dá mais um passo no reforço da sua cobertura territorial, alargando a oferta de serviços e contribuindo para um Algarve mais diversificado, inclusivo e atrativo ao longo de todo o ano.

A cerimónia de abertura contou com a presença da Associação de Autocaravanistas do Algarve e foi um momento simbólico que assinalou o culminar de um percurso exigente, ultrapassado graças ao trabalho colaborativo entre autarquias, associações e comunidades locais. O Presidente da Câmara Municipal de Monchique sublinhou a importância do projeto e agradeceu o empenho de todos os intervenientes, destacando o papel determinante da CCDR Algarve no apoio e concretização da iniciativa.

O Presidente da CCDR Algarve e da Autoridade de Gestão do PR Algarve 2030, José Apolinário reforçou ser “a Rota Serrana de Autocaravanismo um exemplo de como os fundos europeus podem contribuir para o reforço da resiliência dos territórios do interior, promovendo a sua atratividade e captando visitantes conscientes e interessados num turismo mais sustentável”. Defendeu ainda a promoção integrada e conjunta dos valores naturais e culturais em torno da Estrada Nacional 124, entre Porto de Lagos e Alcoutim e a Estrada Nacional 267, entre Aljezur, Monchique e São Marcos da Serra.

No âmbito do Programa Regional ALGARVE 2030 encontra-se já aberto o novo aviso de concurso PADRE II, destinado a apoiar iniciativas que valorizem os recursos endógenos da região e reforcem o desenvolvimento sustentável dos territórios de baixa densidade, oportunidade para consolidar e alargar a rota serrana de Autocaravanismo do Algarve.

Mais informações estão disponíveis em: Aviso PADRE II – Algarve 2030

  • PARTILHAR   

Outros Artigos