GAL Vicentina ADERE 2030 regista forte adesão dos produtores locais aos apoios PEPAC - Leader

O GAL Vicentina ADERE 2030 registou um investimento total de quase um milhão de euros (944 180€) nos 29 pedidos de apoio submetidos ao 1.º aviso da tipologia de intervenção – Pequenos Investimentos na Exploração Agrícola, cujo prazo encerrou no passado dia 29 de dezembro.
Este nível de investimento corresponde a um apoio estimado de meio milhão de euros (523 688€), valor que ultrapassa significativamente a dotação disponível para este aviso, evidenciando a forte adesão do território a esta tipologia de intervenção.
A elevada procura demonstra a necessidade, o interesse e a dinâmica de investimento dos produtores locais, que procuram apoio para melhorar a capacidade produtiva, reforçar as condições e a qualidade da produção e adotar práticas mais sustentáveis. Estes investimentos contribuem para a valorização do papel ativo das explorações agrícolas na economia local, reforçando a sua importância económica e social no território.
A adesão registada é encarada com satisfação, uma vez que responde diretamente à Estratégia de Desenvolvimento Local Vicentina ADERE 2030, contribuindo para o desafio da valorização do potencial agroalimentar endógenocomo fator-chave para a afirmação do território e para a sua sustentabilidade social, económica e ambiental.
Nos próximos meses, os trabalhos incidirão sobre a análise técnica dos pedidos de apoio submetidos, bem como na preparação do aviso da tipologia de intervenção – Pequenos Investimentos na Bioeconomia e Economia Circular, que visa responder às necessidades de apoio do setor da transformação agroalimentar.
O ano de 2026 será um momento determinante para a implementação da Estratégia de Desenvolvimento Local do GAL Vicentina ADERE 2030, que mantém o seu compromisso com o desenvolvimento local do Barlavento
Algarvio.
Mais informações sobre o GAL Vicentina ADERE 2030 em: https://www.galadererural.org/



