(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Fundação ”la Caixa” e BPI percorrem Algarve com o projecto educativo Creactivity

Fundação ”la Caixa” e BPI percorrem Algarve com o projecto educativo Creactivity

A Fundação ”la Caixa” traz ao Algarve o projeto Creactivity, um autocarro que se converte numa unidade móvel desenhado para despertar o engenho, a destreza e a criatividade das crianças e jovens. O autocarro Creactivity começa por estar em Tavira, de 4 a 7 de Junho, e depois segue para Olhão, Faro, Albufeira, Portimão, entre outras localidades algarvias.

O Creactivity tem por objectivo estimular a capacidade de conceção e o desenvolvimento de soluções originais para problemas simples. Os jovens em idade escolar participam em actividades com materiais do quotidiano e ferramentas com diferentes graus de tecnologia para dar vida às suas próprias ideias.

O Creactivity ganha forma dentro de um autocarro que se converte numa unidade móvel totalmente adaptada para pessoas com mobilidade reduzida, facilitando tanto o acesso como a participação nas diversas atividades. O espaço divide-se em quatro áreas: Mecânica, Vento, Eletricidade e Luz. Em cada um deles os visitantes poderão usufruir de diferentes experiências que envolvem a ciência, a tecnologia, a engenharia, a arte e a matemática.

De uma forma lúdica e colaborativa, o Creactivity permite explorar os materiais, planear, criar novos desenhos, utilizar materiais comuns e dar-lhes novas funções, através de propostas abertas e interdisciplinares. Também se trabalham outras competências mais transversais, como hábitos de aprendizagem cooperativos, autoconhecimento para a aprendizagem e a criação e realização de projetos.

Movimento Tinkering: a capacidade de improvisar com criatividade

O sistema de aprendizagem do projecto Creactivity inspira-se no movimento Tinkering Exploratorium, que combina tecnologias digitais e físicas para o design criativo e a construção e personalização de objectos com um objetivo lúdico e utilitário.

Trata-se de um novo paradigma que coloca a criatividade e o desenho num plano central. Os jogos pretendem resolver problemas de forma improvisada, preparando as crianças e jovens para enfrentar novos desafios de forma criativa e para se sentirem confortáveis numa sociedade em constante mudança.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos