Excelência, inovação e impacto: conheça os vencedores dos melhores projetos nacionais apoiados pelos fundos europeus

Já foram escolhidos os vencedores da 1.ª edição dos Prémios dos Fundos Europeus 2025, anunciados durante a Mostra de Fundos Europeus, que decorreu no Convento de São Francisco, em Coimbra, de 3 a 5 de dezembro.
Numa cerimónia que contou com a presença de Castro Almeida, Ministro da Economia e da Coesão Territorial, foram revelados os projetos que melhor demonstram como os fundos comunitários estão a transformar Portugal: Stratio.Databox conquistou o prémio Portugal + Conectado, CIMRLEIRIA.06.13 venceu na categoria Portugal + Inteligente, Projeto Fundão MEDEIA foi distinguido em Portugal + Próximo dos Cidadãos, Programa abem: Rede Solidária do Medicamento arrecadou o galardão Portugal + Social, e Extensão do Metro do Porto: Linha Amarela (Santo Ovídio – Vila D'Este) triunfou em Portugal + Verde.
A cerimónia premiou ainda Smart Farm 4.0, Centro de Negócios da Indústria Aeronáutica e Aeroespacial em Ponte de Sor, ECOGRES 4.0, Ponte 516 Arouca e Estrutura Residencial e Centro de Dia Alzheimer e outras Demências (Castro Marim) com menções honrosas e distinguiu o Sistema de Videovigilância e Deteção Automática de Incêndios como Componente de Apoio à Decisão na categoria Escolha do Público, que contou com mais de 70 mil votos.
Os projetos reconhecidos demonstram, na prática, como os fundos europeus são instrumentos essenciais para concretizar ideias transformadoras. Um apoio financeiro sem o qual muitas destas iniciativas – que hoje geram emprego, inovam em setores estratégicos e melhoram a qualidade de vida das comunidades – dificilmente sairiam do papel. Os vencedores confirmam que os fundos comunitários não são apenas números ou estatísticas, mas a base que permite dar vida a projetos concretos de inovação, coesão social e sustentabilidade em todo o território nacional.
Na categoria de Portugal + Conectado, o prémio foi atribuído à Stratio e à sua solução, que tem o potencial de revolucionar a manutenção de frotas. O Stratio.Databox, cofinanciado pelo Centro 2020, é um equipamento compatível com qualquer veículo, que utiliza Inteligência Artificial para analisar dados em tempo real e antecipar falhas em componentes críticos, evitando paragens inesperadas e reduzindo custos operacionais. Esta tecnologia portuguesa permitiu aos transportes públicos e de carga abandonar o modelo reativo de manutenção para adotar uma abordagem preditiva, mais eficiente e sustentável, colocando Portugal na vanguarda da mobilidade inteligente. O projeto já foi adotado por mais de 13.000 veículos na Europa e, além do impacto tecnológico, gerou empregos qualificados em áreas como ciência de dados, engenharia de software e engenharia automóvel, reforçando a base de inovação da região Centro e da Europa.
O Município de Leiria venceu o galardão de Portugal + Inteligente na sequência da introdução de soluções digitais que otimizam a mobilidade urbana e melhoram a qualidade de vida dos cidadãos. O CIMRLEIRIA.06.13 - Sistema de Informação em Tempo Real, cofinanciado pelo Centro 2020 e suportado por uma Plataforma de Gestão Integrada, painéis interativos e aplicação móvel, oferece acesso imediato a informações sobre transporte público, estacionamento e mobilidade sustentável. Um projeto que demonstra como a tecnologia pode tornar as cidades mais inteligentes e acessíveis.
Na categoria de Portugal + Próximo dos Cidadãos, a distinção foi para o Município do Fundão, com o Projeto Fundão MEDEIA, uma rede de mediadores locais que promove a integração de migrantes, requerentes de proteção internacional e da comunidade cigana. Através de iniciativas como ‘Escola-te!’, ‘Educação Intercultural’ e ‘Medeia Trabalho’, o projeto, cofinanciado pelo PO ISE, desenvolveu respostas concretas nas áreas da educação, emprego, saúde e cidadania inclusiva. Uma abordagem inovadora que reforça a coesão social e demonstra que a integração efetiva passa pela proximidade e pelo diálogo intercultural.
A Associação Dignitude venceu na categoria Portugal + Social, por ter criado o Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, uma solução inovadora que garante que nenhum cidadão fica sem medicamentos essenciais por falta de capacidade financeira. Com o apoio do PO ISE, foi possível criar uma rede que envolve autarquias, entidades sociais e farmácias, que permite que os beneficiários acedam gratuitamente a medicamentos comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde com o cartão abem:, num modelo que assegura dignidade e anonimato. Uma iniciativa que mobiliza a sociedade civil para apoiar quem mais precisa, demonstrando o poder da inovação social.
Por último, na categoria Portugal + Verde, o vencedor foi a Extensão do Metro do Porto: Linha Amarela (Santo Ovídio – Vila D'Este), por ter concretizado um investimento estratégico em mobilidade urbana sustentável, com o apoio do PO SEUR. A extensão de 3,15 km inclui três novas estações e um moderno Parque de Material e Oficina, melhorando significativamente o acesso de milhares de cidadãos a serviços essenciais como o Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho. Este projeto reforça a rede multimodal da Área Metropolitana do Porto e demonstra o papel estruturante do transporte público na transição verde, com ganhos de tempo para os utilizadores que se vão traduzir em mais de 116 milhões de euros até 2048.
Já a iniciativa Sistema de Videovigilância e Deteção Automática de Incêndios como Componente de Apoio à Decisão foi a vencedora do Prémio do Público. Trata-se de um sistema inovador de videovigilância e deteção automática de incêndios, reforçando a capacidade de antecipação, resposta e decisão das entidades de proteção civil, dinamizado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria (CIMRL), com o apoio do PO SEUR. Os resultados são expressivos: em 2023, registou-se uma redução de 27% da área ardida nas zonas cobertas com câmaras de alta definição e sensores térmicos, comparativamente à média dos três anos anteriores. O sistema antecipou em média 3 a 5 minutos o início das operações, permitindo respostas mais rápidas e eficazes, e reduziu significativamente falsas ocorrências, otimizando os meios da proteção civil.
Castro de Almeida, Ministro da Economia e da Coesão Territorial, sublinhou a importância de divulgar os Fundos, defendendo que “estes se têm de dar a conhecer”. Para o governante, é essencial mostrar de que forma estão a mudar a vida das pessoas e “essa tem de ser sempre a preocupação: como vamos melhorar a vida das pessoas”.
Sobre os prémios, Cláudia Joaquim, Presidente da Agência para o Desenvolvimento e Coesão (AD&C), afirmou que são um momento “de celebração e de reconhecimento dos projetos que tornam visível o verdadeiro valor do investimento europeu no nosso país. E aqui não são só os melhores que vencem. Nestes Prémios vencemos todos: vence o país que beneficia da atividade, dos resultados e do impacto de cada um destes projetos, e vencem as centenas, milhares que não se candidataram, mas cujos projetos têm igualmente muito valor”.
Os Prémios dos Fundos Europeus 2025 são promovidos pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão, no âmbito da Rede de Comunicação do Portugal 2030, com o apoio e envolvimento direto das Autoridades de Gestão que integram esta Rede. As candidaturas submetidas foram alvo de avaliação por um júri, que elegeu os vencedores nas cinco categorias temáticas a concurso, tendo ainda sido atribuído um prémio resultado do “Voto do Público”.



