(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre

Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve faz 'ponte' entre mão de obra qualificada e empresas do sector turístico

Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve faz 'ponte' entre mão de obra qualificada e empresas do sector turístico

Perante a vaga de pedidos de divulgação de ofertas de emprego na hotelaria e turismo, a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve reforçou a valência do seu Gabinete Talent Spot dedicada a aproximar alunos já formados e as empresas do sector, actualmente com grandes necessidades de mão de obra qualificada.  

Todos os dias a Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve recebe vários pedidos de unidades hoteleiras, empresas de restauração e outras entidades ligadas ao turismo para divulgação das suas vagas de emprego.

Estas ofertas de emprego são canalizadas para o Gabinete Talent Spot, um departamento dedicado ao apoio psicológico e também à gestão de carreiras, e que agora vê reforçada a sua área de acção centrada na aproximação entre os alunos que concluem os seus cursos e as inúmeras entidades que recorrem à escola.

Segundo Maria Eduarda Freitas, responsável pelo Talent Spot nunca houve tanta procura como agora: “sinto que tem havido um aumento considerável dos pedidos de divulgação de emprego, desde que recomeçou a actividade turística. A hotelaria está com dificuldade em contratar e sabe que aqui encontram mão de obra verdadeiramente qualificada. Afinal, somos os ‘produtores’ dos futuros profissionais do sector e a nossa formação tem o selo de garantia do Turismo de Portugal”, refere.

Todas as áreas da Hotelaria e Turismo têm necessidade de profissionaism mas nas ofertas de emprego que chegam à escola, localizada em Faro, sobressaem as funções ligadas à receção, restaurante e bar e cozinha.

A cadeia Hilton é uma das muitas unidades hoteleiras da região que recorre, há muitos anos, às Escolas do Turismo de Portugal para a colocação de estagiários e também para a contratação de profissionais.

Com a forte procura atual de mão de obra para diferentes departamentos, a unidade localizada em Vilamoura vê com enorme agrado o reforço desta ligação entre os alunos que terminam o curso e as empresas da região algarvia: “É muito importante e vem na altura certa. Estamos a precisar de muitos profissionais para diferentes cargos e com esse elo de ligação podemos chegar mais depressa às pessoas qualificadas que precisamos. Ainda hoje enviei pedido de divulgação para duas vagas no nosso hotel”, afirmou Elsa Guerreiro, diretora de Recursos Humanos do Hilton Vilamoura As Cascatas Golf & Resort .

Facilitar a comunicação entre quem procura e quem oferece emprego é o grande objectivo desta valência do Talent Spot, segundo a diretora da Escola de Hotelaria e Turismo do Algarve:

“O papel da escola enquanto ‘ponte’ entre as empresas da região e os alunos recém-formados tem acontecido, ao longo dos anos, mas agora passou a ter um formato mais estruturado e organizado. Internamente, é necessário informar adequadamente os alunos, fazer-lhes chegar as várias propostas de emprego, de forma rápida e consistente. Somos um mediador informal entre a oferta e a procura de emprego no sector de hotelaria, restauração e turismo, com o objectivo de aproximar os principais intervenientes (alunos e empresas)”, destaca Paula Vicente.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos