ERSAR distingue 72 entidades gestoras com o selo de “qualidade exemplar da água para consumo humano”

A Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR) atribuiu o selo de “Qualidade exemplar da água para consumo humano” a 72 as entidades gestoras do setor da água, as quais abrangem 50,9% da população.
Esta iniciativa da ERSAR, criada em 2009, pretende evidenciar as entidades prestadoras de serviços de abastecimento público de água que, no último ano de avaliação regulatória, tenham assegurado uma qualidade exemplar da água para consumo humano. No panorama nacional, a qualidade da água da torneira, destinada ao consumo humano, tem mantido níveis elevados de confiança nos últimos anos.
Para a atribuição dos referidos selos pela ERSAR foi verificado, entre outros aspetos, o cumprimento de todos os critérios previstos no respetivo regulamento, nomeadamente:
- Cumprimento do prazo legal de submissão do programa de controlo da qualidade da água (PCQA);
- 100 % de cumprimento do número de análises agendadas no PCQA;
- ≥ 99,0 % de cumprimento dos valores paramétricos;
- ≥ 99,0 % de cumprimento dos valores paramétricos de controlo de rotina 1 (bactérias coliformes e Escherichia coli).
Às 72 entidades gestoras a quem foi atribuído um selo, será entregue um certificado e o direito de usar essa imagem, através da sua utilização na sua imagem institucional, nomeadamente no sítio da Internet, comunicações e publicidade, entre outras aplicações, associando-lhe assim uma marca única identificativa da qualidade do serviço prestado aos utilizadores.
Os selos serão entregues a cada uma das entidades gestoras acima referidas na Cerimónia
ERSAR relativa à atribuição de “Prémios e Selos dos Serviços de Águas e Resíduos”, integrada no ENEG 2025 – Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento, no dia 18 de novembro (3.ª feira), às 17h30. O ENEG 2025 é uma organização da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) que, neste ano, decorrerá de 18 a 21 de novembro, no Europarque, em Santa Maria da Feira.
Assim, depois de cuidada ponderação, o júri decidiu atribuir do selo de “Qualidade exemplar da água para consumo humano” às seguintes entidades, por ordem alfabética.
Entidades distinguidas com o selo da qualidade exemplar de água para consumo humano:
|
AGERE Águas da Azambuja Águas da Batalha Águas da Figueira Águas de Alenquer Águas de Cascais Águas de Coimbra Águas de Gaia Águas de Gondomar Águas de Ourém Águas de Paços de Ferreira Águas de S. João Águas de Santarém Águas de Santo André Águas de Valongo Águas do Planalto AMBIOLHÃO Aquanena CARTÁGUA CM de Albufeira CM de Alcochete CM de Almeida CM de Anadia CM de Barreiro CM de Belmonte CM de Bombarral CM de Borba CM de Condeixa-a-Nova CM de Espinho CM de Felgueiras CM de Golegã CM de Lagos CM de Lourinhã CM de Moita CM de Mourão CM de Óbidos |
CM de Penacova CM de Pombal CM de Póvoa de Lanhoso CM de Póvoa de Varzim CM de São João da Pesqueira CM de Sesimbra CM de Sines CM de Vale de Cambra CM de Vendas Novas CM de Viana do Alentejo CM de Vila Nova de Famalicão EMAR de Portimão Esposende Ambiente Indaqua Matosinhos Indaqua Santo Tirso/Trofa Indaqua Vila do Conde INFRALOBO INFRAMOURA INFRAQUINTA INFRATRÓIA INOVA Penafiel Verde SIMAR de Loures e Odivelas SIMAS de Oeiras e Amadora SM de Castelo Branco SM de Setúbal SMAS de Almada SMAS de Leiria SMAS de Mafra SMAS de Paredes SMAS de Torres Vedras SMAS de Vila Franca de Xira SMAS de Viseu SMAT de Portalegre SMEAS de Maia VIMÁGUA |
A lista agora divulgada pela ERSAR segue-se à divulgação, no dia 30 de setembro, dos dados do Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos de 2025 (RASARP), referentes à qualidade da água, segundo os quais em 2024, o indicador “Água Segura” em Portugal continental se situou em 98,86 %. Este é o 10.º ano consecutivo em que o país regista um valor de 99 % neste indicador que mede a qualidade da água na torneira dos consumidores.


