EMARP investe na deteção e reparação de fugas de água na rede pública de abastecimento para uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos

Comprometida em intensificar esforços na gestão eficiente dos recursos hídricos, a EMARP - Empresa Municipal de Águas e Resíduos de Portimão investe no Controlo Ativo de Fugas através da execução de dois novos projetos, financiados pelo Fundo Ambiental, que preveem a implementação de equipas e meios especializados para a deteção e reparação, com a maior brevidade possível, de roturas na rede de distribuição em baixa.
Encontra-se já a decorrer uma campanha ativa de deteção de fugas de água numa extensão de 130 km de rede pública de abastecimento no concelho de Portimão: os quilómetros foram escolhidos com base na antiguidade da rede, densidade de ramais por km de rede e variação de caudal sazonal. O serviço, a cargo da empresa B.Efficient, permitirá identificar fugas ocultas especialmente em zonas mais antigas e problemáticas da cidade.
Adicionalmente, a EMARP adquiriu 20 loggers acústicos, à Tecnilab, que com recurso à inteligência artificial vão monitorizar permanentemente a rede de abastecimento e enviar alertas diários automaticamente à empresa, permitindo determinar o local provável das fugas de água. Numa primeira fase, os dispositivos serão instalados na Urbanização Monte Canelas, na freguesia da Mexilhoeira Grande, e posteriormente podem ser colocados noutros pontos de rede, significando uma mais-valia a longo prazo.
Os dois projetos de controlo ativo de fugas são financiados pelo Fundo Ambiental, no âmbito de um protocolo de colaboração técnica e financeira, e vão contribuir para o uso sustentável e proteção dos recursos hídricos.