O Crédito Agrícola, em parceria com a Associação de Escanções de Portugal, destacou a excelência dos vinhos da região do Algarve na 11ª edição do Concurso de Vinhos.
Este concurso, que visa promover e valorizar a qualidade da produção vitivinícola nacional, premiou dois vinhos da região do Algarve.
Os vinhos algarvios distinguidos foram Esquerdino Colheita Selecionada 2022 da Quinta do Canhoto, na categoria dos vinhos tintos, e Joia do Miradouro Espumante 2021 da Adega do Cantor, na categoria espumantes.
O júri, constituído por escanções, enólogos, enófilos e jornalistas especializados no sector, distinguiu, durante as provas cegas realizadas a 12 de Outubro, 81 vinhos, dos quais 78 com a Medalha de Ouro e três com a Grande Medalha de Ouro.
Entre os vinhos premiados com medalha de Ouro, foram ainda entregues cinco distinções para Vinho de Produção Sustentável, reforçando o compromisso do Crédito Agrícola com a sustentabilidade e a preservação ambiental.
Consulte a lista completa dos Premiados.
A edição deste ano evidenciou a diversidade e qualidade dos vinhos portugueses, com distinções para vinhos de várias regiões vitivinícolas de norte a sul do país e ilhas. As regiões premiadas incluíram Vinhos Verdes, Douro, Dão, Beira Interior, Bairrada, Tejo, Lisboa, Península de Setúbal, Alentejo, Algarve e Açores.
A Cerimónia de Entrega de Prémios, conduzida por Sílvia Alberto, contou com a presença do presidente do Grupo Crédito Agrícola, Licínio Pina, do presidente da Assembleia Geral da Associação dos Escanções de Portugal, Nuno Ferreira, de Ana Faustino, directora da Unidade Agro-alimentar e Licenciamentos da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional de Lisboa e Vale do Tejo, do presidente da FENADEGAS, António Mendes, de representantes de Comissões Vitivinícolas Regionais, assim como produtores de várias regiões vitivinícolas e responsáveis das Caixas de Crédito Agrícola Mútuo de todo o país.
O Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola tem como objectivo promover e colocar à prova a qualidade dos vinhos nacionais, procurando gerar novas oportunidades de negócio e dinamização das comunidades onde desenvolve o seu trabalho em contacto directo com as pessoas. Esta é mais uma iniciativa do Grupo Crédito Agrícola para apoiar o sector vitivinícola, cooperativas e produtores locais, e o desenvolvimento das economias locais.