(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

DECO Algarve: ACT4ECO ajuda a gerir os consumos de energia em casa

DECO Algarve: ACT4ECO ajuda a gerir os consumos de energia em casa

A plataforma de aprendizagem ACT4ECO foi desenvolvida por um consórcio constituído por 9 parceiros europeus. A experiência e conhecimento de entidades de vários sectores, desde a energia às TIC, do e-learning aos direitos dos consumidores, da elaboração de políticas ao envolvimento público, contribui uma plataforma de e-learning sobre eficiência de valor acrescentado para o consumidor.

Ficar confortável e quente em casa, no inverno, sem se preocupar com a conta da electricidade, pode parecer impossível, mas a DECO, através do projecto ACT4ECO pode ajudar. Deixamos alguns conselhos para melhorar o isolamento da sua:

  • Comece por descobrir algumas pistas que indicam se há infiltrações de ar em casa: correntes de ar, divisões da casa especialmente quentes ou frias, sinais visíveis de bolor ou condensação e até de degradação do material do edifício devido à condensação;
  • Se verificar que as janelas ou portas têm correntes de ar, poderá substituir as fitas de vedação gastas e/ou aplicar novos materiais, como fita de calafetagem, nos lados interiores da janela ou no caixilho da porta;
  • Pode também ter descoberto pequenos espaços entre os materiais de construção, por exemplo, entre as paredes (exteriores) e os caixilhos das janelas ou portas, as tábuas de base e afins. Nesse caso, pode aplicar dois tipos de vedantes nas fendas: um vedante de silicone ou uma espuma de pulverização.
  • Se descobrir correntes de ar provenientes de tomadas elétricas, pode retirar a chapa de cobertura e verificar o que está por detrás dela. Caso existam aberturas, experimente aplicar uma junta de espuma para vedar a fuga.

ACT4ECO é uma plataforma de aprendizagem online sobre eficiência energética, onde vai encontrar informação que o pode ajudar a fazer as mudanças certas em sua casa, para melhorar o seu conforto. Visite https://act4eco.eu e saiba mais.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos