(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Arte Doce

DECO Algarve: “Lista de compras natalícia – É útil?”

DECO Algarve: “Lista de compras natalícia – É útil?”

A resposta da DECO Algarve é "Sim, e cada vez mais. Ainda que muitas vezes tentemos, é difícil ficarmos indiferentes à publicidade que nos incita a comprar um sem-número de produtos, sobretudo nesta quadra natalícia".

Para contrariar aquela tendência, aceite o desafio da DECO Algarve e junte a família para construir uma lista de compras – para a mesa e para os presentes –, vivendo esta época de forma mais económica e consciente. Contudo, para que a mesma tenha o desejado efeito de economizar, é essencial estabelecer um budget. Assim, ao utilizá-la, está a definir um orçamento, o que lhe permite ajustar as compras às suas capacidades financeiras.

Para poupar nos bens alimentares, «faz toda a diferença conferir a dispensa, para não comprarmos ingredientes repetidos sem necessidade. O controlo das quantidades também contribui significativamente para a poupança, além de ser a melhor forma de evitar o desperdício alimentar», explica a DECO Algarve.

Paralelamente, poderá querer aproveitar para consultar os folhetos promocionais, que muitas vezes são uma oportunidade para poupar, especialmente se tiver uma família numerosa. «Faça uma análise crítica, verificando se as reduções de preço efectivamente compensam. E lembre-se, todos os produtos devem exibir, de forma legível e inequívoca, o preço actual e o antigo, ou a percentagem de desconto», alerta a organização.

A anterior dica serve também para os presentes. Outra forma de gastar pouco nas prendas é fazê-las você mesmo(a), ou recorrer à técnica do “Amigo Secreto”. Planear as compras não só ajuda a economizar dinheiro, como evita tempo perdido em filas. Segundo a DECO, optar por compras online pode igualmente ajudar a reduzir as suas despesas natalícias, já que geralmente os preços são mais em conta (além de que determinadas promoções só estão em vigor por essa via).

Por fim, a DECO recomenda: «Nas compras presenciais, evite levar os mais novos consigo (embora possam e devam participar na lista de compra), pois que muitas das estratégias de Marketing das lojas dificultam-nos a tarefa de não comprar artigos que nem sempre são a melhor opção. Além disso, vá com tempo para comparar os preços dos diferentes produtos».

  • PARTILHAR   

Outros Artigos