Há pais que decidem abrir a primeira conta bancária quando o filho nasce, começando desde cedo a juntar as poupanças para quando este atingir a maioridade. Outros decidem fazê-lo por ocasião da atribuição da primeira semanada ou mesada.
Mas a maioria dos jovens decide abrir a primeira conta bancária quando começa a trabalhar e recebe o primeiro ordenado. Para muitos, o início da sua vida financeira começa de facto com a abertura da primeira conta de depósito à ordem no banco.
Neste sentido, a DECO Algarve deixa algumas dicas para quem quer abrir a primeira conta:
Saiba escolher o “melhor banco” e o tipo de conta adequado.
Um grande número de bancos oferece contas para jovens, em regra até aos 25 anos, isentando de comissões de manutenção. Mas deve estar atento, depois desta data, para a possível cobrança. Antes de abrir a conta peça a FIN – Ficha de Informação Normalizada, que deve ser fornecida por qualquer banco, e que permite comparar condições aplicáveis.
Compare custos associados, como comissão de abertura, anuidade dos cartões, transferências, entre outros, bem como taxas de juro aplicáveis – por exemplo, nos créditos e depósitos/investimentos financeiros, optando pelo mais favorável.
Há bancos que exigem um saldo inicial, pelo que deverá juntar algum dinheiro para abrir a conta. Poderá ser uma conta poupança com entregas fixas regulares, que permitirão desde cedo adquirir hábitos saudáveis de poupança e obrigarão a alguma disciplina e compromisso, através da definição de objectivos de poupança mensal.
Não se deixe levar pelas aparências.
Embora os seus amigos ou pais tenham conta aberta num determinado banco, não quer dizer que seja o melhor para si. Escolha o banco mais adequado ao seu perfil e necessidades.
Banca digital ou com agência próxima de casa?
Hoje pode optar por abrir conta sem sair de casa e com garantia de segurança. Quase todos os bancos oferecem um conjunto de serviços através de aplicações que poderá utilizar para consulta e efectuar transacções.
«Lembre-se: a conta bancária encoraja bons hábitos financeiros. Consulte regularmente o extrato mensal, controle o saldo da conta e promova a poupança», afirma a DECO.