Os CTT e a UBER estabeleceram esta quarta-feira, dia 1 de Abril, uma parceria que alarga a outras cidades o serviço dos CTT de entregas rápidas até duas horas em áreas urbanas (serviço Expresso para Hoje, antigo CTT Now), para maior conveniência de todos neste contexto de pandemia CoViD-19 e de Estado de Emergência.
Para além das cidades de Lisboa, Porto e Braga, onde os CTT já atualmente prestam este serviço, com esta parceria será possível alargá-lo às cidades onde a Uber já se encontra presente, nomeadamente, Aveiro, Coimbra, Évora, cidades do Algarve e Funchal.
Para João Sousa, administrador executivo dos CTT, “a sinergia entre ambas as plataformas irá proporcionar uma maior vantagem às pessoas e empresas que, ficando em casa, poderão satisfazer os seus pedidos de entrega com rapidez e conveniência, fazendo com que a economia continue a funcionar, ligando pessoas e empresas.”
Para Manuel Pina, Director Geral da Uber, "é com muito orgulho que nos associamos aos CTT para ajudar a entregar as encomendas em casa dos Portugueses de forma rápida e eficiente, ao mesmo tempo que contribuímos para que os motoristas façam mais viagens quando estão ligados à aplicação.”
O cliente pode realizar os seus pedidos através da aplicação no telemóvel (app CTT Now google play ou app store) ou no site dos CTT, para particulares aqui e para empresariais aqui, e solicitar o envio do seu objeto, acompanhando o percurso do estafeta até ao momento da entrega. Quando o serviço é concretizado por um estafeta da Uber o cliente recebe um email a informá-lo de que o serviço foi atribuído à Uber.
Em Aveiro, Coimbra, Évora, cidades do Algarve e Funchal o serviço estará disponível para distâncias até 10kms entre o ponto de recolha e o de entrega dos pedidos efectuados. Nas cidades de Lisboa, Porto e Braga, o serviço Expresso para Hoje, continua a funcionar para distâncias superiores a 10Km.
No âmbito da pandemia CoViD-19 em Portugal, os CTT lançaram um conjunto de reduções nos seus preços e condições especiais nos serviços digitais para empresas e clientes particulares, até ao final de abril, apoiando a criação de condições para promover a sustentabilidade do tecido empresarial nacional e a segurança e bem-estar das populações no âmbito da pandemia CoViD-19 em Portugal. Este serviço destina-se tanto para clientes particulares como para clientes empresariais e tem um desconto promocional de 20%, no âmbito dessas mesmas reduções.
Esta parceria surge no seguimento de outras que os CTT têm vindo a estabelecer neste período de crise, por forma a promover a sustentabilidade do tecido empresarial nacional, nomeadamente com a Associação Nacional de Farmácias (entrega de medicamentos em casa), com o Governo para a Criação de Lojas Online (uma oferta que permite que as PME ligadas ao retalho ou venda de bens físicos criem lojas online com grande facilidade, para a venda dos seus produtos), bem como com um conjunto de descontos nos preços dos serviços digitais para empresas e clientes particulares, até 30 de abril.
A Uber está a desenvolver uma nova solução B2B, o Uber Drop-Off. Este produto está a ser desenvolvido em Portugal para ajudar a escala e a capacidade logística de retalhistas, empresas de bens de consumo e distribuidores a terem entregas eficazes com a comunidade de motoristas que viaja com a Uber em Portugal.
Os CTT estão a implementar medidas de mitigação de contágio por CoViD-19 na rede de retalho e em todo o processo de tratamento e entrega de correio e encomendas.
Também a UBER está empenhada na aplicação das medidas de mitigação definidas pelas autoridades competentes.
Os CTT e a UBER apelam ao seguimento rigoroso das recomendações da Direção-Geral da Saúde, por forma a garantir a segurança dos clientes, mas também dos colaboradores destas entidades.