(Z1) 2025 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir

Citrinos do Algarve IGP no maior mercado de produtos frescos do mundo

Citrinos do Algarve IGP no maior mercado de produtos frescos do mundo

Os Citrinos do Algarve IGP (Indicação Geográfica Protegida) vão estar em destaque no Mercado Internacional de Rungis, França, o maior mercado de produtos frescos do mundo e um símbolo da excelência alimentar.

No dia 27 de novembro, entre as 5h00 e as 9h00, terá lugar uma ação de promoção para dar a provar os citrinos aos operadores presentes. A iniciativa pretende reforçar o reconhecimento e a notoriedade dos Citrinos do Algarve IGP junto dos fornecedores franceses, evidenciando a sua qualidade, autenticidade e sabor. Esta ação faz parte da campanha de promoção internacional dos Citrinos do Algarve IGP, promovida pela AlgarOrange, a Associação de Operadores de Citrinos do Algarve. Decorre até dezembro de 2026 e tem França como um dos mercados estratégicos.

“França é um parceiro estratégico para os Citrinos do Algarve IGP. Estar em Rungis é estar no coração da distribuição alimentar europeia, a mostrar de forma direta a excelência e a qualidade que caracterizam a nossa produção”, afirma José Oliveira, presidente da AlgarOrange.

Citrinos de excelência para sentir o sol

“Délectez-vous de la saveur. Sentez le soleil”, é o convite dirigido aos consumidores franceses para saborearem frutas que refletem o calor do sol, a alegria e o bem-estar que a região algarvia oferece.

Cerca de 87% da produção de citrinos em Portugal está localizada no Algarve e a produtividade média tem crescido de forma sustentável nos últimos anos, graças à eficiência na gestão dos recursos e ao investimento em inovação e tecnologia. O volume de produção na campanha 2023-2024 superou em 10% a média dos últimos 10 anos.

França é um dos principais destinos das exportações de citrinos do Algarve. Em 2024 as vendas para este mercado ultrapassaram os 55 milhões de euros, um crescimento de 7% em comparação com 2023.

Os Citrinos do Algarve IGP - que incluem laranjas, clementinas, tangerinas e limões - distinguem-se pela casca fina, colorida e brilhante, pelo elevado teor de sumo e sabor doce, com o equilíbrio perfeito entre doçura e acidez. Na campanha 2023/2024, a produção qualificada com IGP da União Europeia ultrapassou as 64 mil toneladas, o valor mais elevado da última década.

Rungis: uma montra internacional

Com 234 hectares e mais de 1200 empresas, o Mercado Internacional de Rungis movimenta anualmente 1,8 milhões de toneladas de produtos alimentares. A presença dos Citrinos do Algarve IGP neste espaço de referência reforça o posicionamento do Algarve e de Portugal como produtores de citrinos de excelência reconhecida.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos