(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Programa Vacinação Infantil

Cinco alunos das escolas de hotelaria de Portugal classificados para a final do XIX Maestro del Espresso Junior

Cinco alunos das escolas de hotelaria de Portugal classificados para a final do XIX Maestro del Espresso Junior

illycaffè e Spaziale estão empenhados em formar jovens baristas e fomentar a cultura do café espresso entre os jovens estudantes das principais escolas de hotelaria e restauração do país.

Na sua XIX edição, os alunos classificados, cinco portuguesas e uma espanhola - Escola de Hotelaria e Turismo de Portimão, Hotelaria e Turismo do Oeste, Hotelaria e Turismo de Portalegre, Escola Secundária do Monte de Caparica, Escola Profissional da Figueira da Foz e TOPI Zaragoza de Espanha - terão que preparar dois espressos e dois cappuccinos perfeitos.

Convocatória para a final:

O quê: Final entre os alunos classificados para o concurso MEJ

Quando: Quinta-feira, 26 de Maio, 10h30

Onde: Hotel Novotel Lisboa, Avenida José Malhoa 1A, Lisboa

O café espresso é uma ciência e uma arte, por isso existem mais de 50 factores que influenciam o resultado final na chávena. Sua matéria-prima de qualidade, um café 100% arábica, é a base, mas depois factores como a máquina de café espresso, moinho ou a mão do profissional que controla e respeita o restante dos parâmetros e variáveis, farão a transformação de um café na chávena com resultados diferentes.

Milhões de famílias trabalham para obter grãos de café de alta qualidade e o caminho da planta à chávena é uma cadeia de valores que deve ser respeitada para que o excelente resultado na chávena seja sempre constante.

Legenda da Imagem Principal:

1. Tawany Andrade - EHT Portimão.

Sobre a illycaffè

A illycaffè é uma empresa familiar italiana fundada em Trieste em 1933 com o objectivo de oferecer sempre o melhor café do mundo. A illy é uma marca global de café e produz um blend exclusivo 100% arábica, combinando nove das melhores qualidades do mundo. Todos os dias, mais de oito milhões de chávenas de café illy são servidas em mais de 140 países, nos melhores cafés, bares, restaurantes e hotéis, bem como em escritórios e em casa. A illy é considerada “o carro-chefe do café espresso” graças a inovações radicais nos campos da ciência e tecnologia do café. A criação, em 1991, do "Prémio Ernesto Illy para café espresso de qualidade" no Brasil permitiu à illy ser pioneira na compra directa de café verde na origem, compartilhar seu conhecimento sobre a melhor qualidade do café e proporcionar aos cafeicultores um preço superior, tudo baseado na colaboração mútua de acordo com os princípios do desenvolvimento sustentável. Desde 2016, com o “Prémio Ernesto Illy para a qualidade do café espresso”, a empresa reconhece os melhores produtores de café do mundo, que, segundo a illy, produziram o melhor café sustentável. Desde 2013, a empresa está entre as empresas mais éticas do mundo. Em 2019, adoptou o status de Benefit Company pelo seu compromisso em alcançar um modelo de negócios sustentável integrando os interesses das pessoas e do meio ambiente. Em 2021, a illycaffè foi a primeira empresa italiana de café a obter a certificação internacional B Corp pelo seu compromisso em atender aos mais altos padrões de desempenho social e ambiental.

A empresa também fundou a Universittà del Caffè com o objectivo de difundir a cultura do café em todos os lugares. Oferece treino teórico e prático completo para produtores, baristas e apreciadores de café, permitindo que eles aprofundem seus conhecimentos em todos os aspectos do produto. 'Made in illy' coloca seus princípios na beleza e na arte, valores intrínsecos da marca, a começar pelo seu logotipo —desenhado pelo artista James Rosenquist— ou pelas chávenas que compõem a illy Art Collection, decoradas por mais de 100 artistas internacionais. Em 2020, a empresa empregava 1.291 pessoas e registou um volume de negócios consolidado de 446,5 milhões de euros. Atualmente, existem 261 lojas e negócios da marca illy em mais de 40 países ao redor do mundo. Em 2021, a Rhône Capital adquiriu acções da illycaffè para apoiar a empresa no seu crescimento internacional.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos