(Z1) 2024 - CM de Aljezur - Aljezur Sempre

ALGFUTURO: Carta Aberta em defesa da «honra e bom nome» do Algarve e seus agricultores

ALGFUTURO: Carta Aberta em defesa da «honra e bom nome» do Algarve e seus agricultores

«Dirigida aos responsáveis oficiais regionais e nacionais e outros detractores das culturas de regadio no Algarve, em particular a do abacate, que falsamente afirmam ser de caracter intensivo» – é a frase que precede esta Carta Aberta da ALGFUTURO – União Empresarial do Agarve, infra citada.

1. Infelizmente a vida é pródiga em situações em que preferíamos não entrar em debates na praça pública, mas quando as falsidades são muito graves a isso somos obrigados. É o caso do abacate e dos abacateiros, em que entidades oficiais regionais e nacionais apontam ao abacate malefícios que não tem e escondem as suas muitas virtudes. Por isso, a UNIÃO EMPRESARIAL DO ALGARVE, desde já anuncia que irá apurar e divulgar toda a verdade sobre o abacate/abacateiro.

2. Aspeto de extrema importância e gravidade de conduta dos detratores, é terem afrontado princípios essenciais da Carta da União Europeia, como são a Parceria, Participação e Cooperação, pois não ouviram as Associações nem os agricultores. E, fazem-no quando na região há Associações plurissectoriais e sectoriais como a Frusoal e a Madrefruta (Organizações de Produtores (além de outras), com elevada capacidade e vontade de cooperar.

Outro tanto acontece com a ALGFUTURO, a quem foi atribuído louvor por S. Exa. o PRESIDENTE DA REPÚBLICA e duas distinções de parabéns pelo trabalho desenvolvido em prol do Algarve, nomeadamente pela elaboração do Plano Economico para o Algarve, pela Exma. PRESIDENTE da Comissão Europeia.

3. Questão que também é muito invocada é a Água, que merece da nossa parte a maior atenção. Mas vale a pena salientar que, por um lado, as perdas do que escorre da serra e barrocal para o mar estimam-se em mais 1000 milhões de m3/ano, que soma às perdas nas degradadas canalizações municipais da ordem dos 15 m m3. Acrescem os gastos dos milhares de piscinas particulares, espaços verdes municipais, poupanças no consumo urbano, poupanças nos espaços verdes públicos, etc.

O somatório municipal aponta para um valor suficiente de água para regar cerca de 2000ha de abacateiros. A NOSSA Posição é que se façam com rigor os levantamentos e depois se tomem globalmente medidas, sem estabelecer períodos de 90 ou 180 dias proibindo plantações novas, o que é mortal para a confiança dos investidores nacionais e estrangeiros.

4. A posição dos agricultores é de cooperação, mas de rejeição do que tem vindo a público, continuando, no entanto, abertos ao diálogo através das suas organizações representativas, esperando que as ideias que os detratores têm sustentado mudem.

Cumprimentos.

Os Subscritores
ALGFUTURO
FRUSOAL
MADRE FRUTA
Solidariamente, 1.500 sócios da ALGFUTURO, membros das 29 associações aderentes e a título individual.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos