(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Um concelho a descobrir
(Z4) 2024 - CM Lagos - Programa Vacinação Infantil

AlgarveShopping desembrulha preconceitos na nova campanha de Natal

AlgarveShopping desembrulha preconceitos na nova campanha de Natal

É sob o claim “Desembrulha-te de preconceitos e muda o presente” que os centros comerciais geridos pela Sonae Sierra, como o AlgarveShopping, lançaram a campanha de Natal. 

O objetivo é promover um novo mindset nos portugueses, desafiando quem oferece a planear e, sobretudo, a refletir sobre o papel dos presentes em cada um e na sociedade.

O Natal é uma época muito aguardada por todos e em que os presentes assumem um papel central, o que levou a Sonae Sierra a querer compreender melhor o comportamento dos consumidores no momento da compra. Neste sentido, através de um estudo* desenvolvido em outubro deste ano, concluiu que 49% dos portugueses não planeia as suas compras de Natal ou deixa para a última hora, enquanto 63% oferecem sempre os mesmos presentes. Estes dados reforçaram uma questão: num mundo em constante mudança, porque se insiste em oferecer sempre o mesmo presente?

“O estudo mostra-nos que quase metade dos portugueses faz compras pouco planeadas, o que potencia a que recorram a ideias pré-estabelecidas, como a idade, o género, ou o estatuto social. Partindo do princípio que metade da população adulta em Portugal – cerca de quatro milhões – oferece, em média, quatro presentes no Natal, falamos num total de 16 milhões de presentes, dos quais oito milhões vão ser potencialmente menos valorizados”, contextualiza Joana Moura e Castro, Diretora de Marketing Ibéria da Sonae Sierra.

Consciente de que muitas pessoas escolhem o AlgarveShopping para comprar estes presentes e que chega a várias faixas etárias, o Centro decidiu usar a sua dimensão e voz para criar um movimento provocativo sobre o ato de presentear, alertando para a importância de se pensar duas vezes em quem vai receber, deixando de parte os preconceitos. O Natal pode continuar a ser mais uma manta para a avó, o vinho para o chefe ou uma boneca para a sobrinha, desde que seja realmente o que estas pessoas gostam — e não com base em estereótipos relacionados com idade, no estatuto social ou no género.

O conceito da campanha de Natal deste ano é materializado em quatro vídeos desenvolvidos em torno da história de personagens – uma avó, um vizinho e uma criança –, que exploram o território do Natal para promover uma transformação de mentalidades. Com criatividade e produção da BORN, a campanha é comunicada indoor, outdoor, em rádio e online, através das redes sociais e de uma estratégia de marketing de influência. Tem ainda declinações para várias mensagens instaladas no AlgarveShopping.

“O nosso esforço diário está focado em proporcionar à comunidade local experiências únicas. No entanto, a nossa dimensão permite-nos também ter um forte impacto em ações de sensibilização junto de crianças e adultos. A campanha deste Natal é um exemplo deste caminho, já que visa desafiar todos os nossos visitantes a considerar o verdadeiro significado do ato de presentear alguém, encorajando a escolha de presentes com base nos gostos e personalidade da outra pessoa — e menos com base em fatores como o género e a idade. Queremos, juntamente com quem nos visita, mudar o presente”, afirma Carla Martins, diretora do AlgarveShopping.

Vídeo da campanha e imagens da campanha de Natal disponíveis aqui.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos