(Z1) 2024 - CM de Vila do Bispo - Festival do Perceve
(Z4) 2024 - CM Lagos - Agenda de Eventos

Algarve recebe Concertos Candlelight com milhares de velas LED recicladas

Algarve recebe Concertos Candlelight com milhares de velas LED recicladas

Uma nova parceria entre os Concertos Candlelight da Fever e a ERP Portugal – Associação Gestora de Resíduos, de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e de Pilhas e Acumuladores (RP&A) – foi confirmada, com o objetivo de promover a reciclagem das milhares de pilhas utilizadas nas velas LED que iluminam esta experiência musical única. Esta colaboração já chegou aos concertos realizados no Algarve e junta o mundo da cultura ao da sustentabilidade, destacando a importância da responsabilidade ambiental em eventos culturais.

A série de concertos Candlelight, conhecida por democratizar o acesso à música clássica, é uma experiência imersiva que acontece em espaços emblemáticos em várias cidades de Portugal, como Lisboa, Porto, Cascais, Coimbra, Oeiras e região do Algarve. Estes locais são iluminados por milhares de velas eletrónicas, proporcionando um ambiente íntimo e envolvente nos espetáculos.

A partir deste ano, a ERP Portugal será responsável pela recolha e gestão dos resíduos de pilhas que alimentam as velas LED em todos os concertos Candlelight realizados no país. Estima-se que serão recolhidas cerca de 11.000 pilhas, equivalente a duas toneladas e meia de resíduos. O descarte inadequado deste tipo de resíduos afeta gravemente o ambiente, devido aos metais pesados e substâncias tóxicas, pelo que esta iniciativa contribui significativamente para reduzir este impacte ambiental.

Para Rosa Monforte, Diretora-Geral da ERP Portugal, “A reciclagem das pilhas utilizadas nas velas LED não só promove a sustentabilidade, mas também demonstra como a indústria cultural pode liderar iniciativas positivas para o ambiente. A ERP Portugal foca a sua ação de sensibilização na capilaridade que este tipo de concertos têm junto da comunidade portuguesa”.

Para Inês Machado, gerente de projetos da Fever em Portugal, "Estamos muito satisfeitos que o Candlelight sirva não só para democratizar o acesso à música clássica, mas também para ajudar a dar visibilidade a algo tão relevante como a responsabilidade ambiental. Ter um parceiro como a ERP Portugal é útil para alertar todos aqueles que usufruem dos nossos concertos para a importância do correto encaminhamento deste tipo de resíduos e da reciclagem para o futuro do nosso país e do mundo".

  • PARTILHAR   

Outros Artigos