(Z1) 2020 - CM de Vila do Bispo - Birdwatching
(Z4) 2021 - Reduzir o Desperdício

AHRESP: Redução temporária do IVA é «medida eficaz» para criar emprego e dinamizar a actividade económica

AHRESP: Redução temporária do IVA é «medida eficaz» para criar emprego e dinamizar a actividade económica

A redução da taxa do IVA dos serviços de alimentação e bebidas, conforme a Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) tem vindo a defender, é «uma medida essencial para estancar a perda consecutiva de emprego» que se regista desde o 2.º trimestre de 2020.

Em 2016, quando o Governo efectuou a reposição para a taxa intermédia do IVA do serviço de alimentação, o sector da restauração e similares criou mais de 50.700 novos postos de trabalho em 18 meses (1 Julho 2016 a 31 Dezembro 2017). Estes dados comprovam a relevância desta medida fiscal, que permitiu, segundo o núcleo, «parar a destruição de emprego que então vinha a registar-se», com uma perda acumulada de 29.600 de postos de trabalho entre 2013 e 2015.

A redução temporária do IVA no Orçamento de Estado para 2022 será assim da maior importância para manter e gerar novos postos de trabalho, bem como para impedir o contínuo encerramento de milhares de empresas desde o início da pandemia, potenciando a sua recapitalização e criação de novo investimento, num ano que – todos esperamos – seja marcado pelo início da recuperação económica de Portugal.

  • PARTILHAR   

Outros Artigos