A Hotrec, federação europeia que reúne as associações nacionais da área da Restauração, similares e Alojamento Turístico, juntou-se a várias outras associações para exigir a criação de uma task force nas instituições europeias para debater o impacto da pandemia nos negócios e postos de trabalho, bem como desenhar um roadmap para a recuperação do sector da «hospitalidade», que emprega 12,5 milhões de pessoas.
A pandemia COVID-19 tem tido um enorme impacto nos restaurantes, bares, hotéis, cafés, estabelecimentos de animação nocturna e seus fornecedores por toda a Europa. Na maioria pequenas e médias empresas, estes negócios «são o "coração" social e económico das cidades, mas também das comunidades rurais e áreas turísticas», alega a Hotrec.
No segundo quadrimestre de 2020, o sector da Hospitalidade, que tem estado sujeito a encerramentos e diminuição das actividades, caiu 63.25% face ao período homólogo de 2019. No segundo quadrimestre de 2020, perderam-se 1,84 milhões de postos de trabalho na Europa (UE) face ao mesmo período do ano anterior. A Associação de Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP) considera que também em Portugal, Governo e Organismos Associativos Empresariais «deviam trabalhar já e em conjunto para definir estratégias de recuperação da actividade turística».