A AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal e a ANEBE – Associação Nacional de Empresas de Bebidas Espirituosas assinaram um Memorando, com o objectivo de desenvolver soluções e iniciativas de apoio para o sector da Restauração e do Alojamento e toda a sua cadeia de valor.
A pandemia tem afectado de forma dramática as actividades da Restauração e do Alojamento, que são responsáveis por cerca de 400.000 postos de trabalho em Portugal e por mais de 12,5 milhões na Europa, segundo a AHRESP.
Com este acordo, ambas as associações reforçam a necessidade dos Organismos Associativos Empresariais trabalharem em conjunto, nomeadamente «na definição de estratégias com vista à recuperação deste fragilizado tecido empresarial, dialogando com o Governo e demais autoridades».
Ana Jacinto, Secretária-geral da AHRESP, afirma que o papel económico e social que os sectores do Alojamento Turístico e da Restauração e similares têm «não pode ser descurado, não só para o nosso país como para todo o mundo».
Por essa razão, «desde a primeira hora que a AHRESP fez um apelo para que Governo e Organismos Associativos Empresariais trabalhassem em conjunto», de modo a definir «estratégias de recuperação» da actividade turística. «É uma excelente notícia que a ANEBE tenha correspondido ao desafio», explica.
João Vargas, Secretário-Geral da ANEBE, destaca que «toda a cadeia de valor precisa de uma hospitalidade robusta e vibrante. O nosso compromisso com os restaurantes, bares, Alojamento e Turismo é total, quer a nível nacional, quer europeu, onde temos trabalhado, através da "spiritsEurope", na criação de uma task force para definir um plano de recuperação para o sector e para as suas cadeias de valor».